norte

Comboio chegou há cem anos

Comboio chegou há cem anos

Fafe comemora, esta tarde, o centenário da chegada do comboio ao município. Foi a 21 de Julho, no longínquo ano de 1907 que as locomotivas "Porto" nº 5 e "Negrellos" nº 2 fizeram pela primeira vez o trajecto de Guimarães a Fafe. Esse, foi um dia de festa na então vila que viu ser rasgada uma avenida (a actual 5 de Outubro) para acesso à estação terminal.

No entanto, e apesar das comemorações deste centenário, do comboio em Fafe resta apenas a lembrança dos mais antigos e algumas estruturas que fazem lembrar aos mais novos que as locomotivas por lá passaram outrora. Desactivada em 31 de Maio de 1986 por razões de viabilidade económica, a linha foi entretanto reconvertida, em 1996, numa Pista de Cicloturismo e continua a fazer a ligação ao concelho vizinho de Guimarães. Na antiga estação, está hoje sediada a Indáqua Fafe e o seu logradouro era, até há bem pouco tempo, utilizado como depósito de "monstros" da Câmara Municipal.

Hoje, as memórias do comboio serão reavivadas numa cerimónia que começará às 15 horas na Estação de Cepães (Fafe) com uma visita ao local de instalação de uma carruagem, e depois da sessão solene comemorativa nos Paços do Concelho, será apresentada uma medalha evocativa da efeméride e apresentada uma obra de José Emídio Martins Lopes intitulada "Apontamentos sobre o Centenário da chegada do comboio a Fafe". Nesta obra, os leitores poderão conhecer alguns episódios através de testemunhos vivos que marcaram a complicada construção e a existência da linha, que durante muitas décadas foi a principal ligação de Fafe ao Porto.

Na ocasião, a autarquia vai apresentar o ante-projecto da colocação de uma carruagem na Estação de Cepães e de uma locomotiva no Parque 1º de Dezembro (Jardim da Estação) em Fafe.

Carlos Rui Abreu

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG