lusa

Acores Chefe EstadoMaior Forca Aerea diz que Esquadra 711 foi desactivado temporariamente

Acores Chefe EstadoMaior Forca Aerea diz que Esquadra 711 foi desactivado temporariamente

Lajes, Terceira, 12 Jun (Lusa) - O chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, general Luís Araújo, disse hoje nas Lajes que a "Esquadra 711" dos helicópteros EH101 Merlin e aviões de busca e salvamento, Aviocar, "foi desactivada temporariamente, mas não extinta".

"Foram activados destacamentos aéreos para os helicópteros "EH101 Merlin" e Aviocar "C-212" por um período de dois anos, até ao final de 2008, após o que será efectuada uma avaliação para decidir o rumo a tomar", explicou Luís Araújo.

Segundo o CEMFA, "o conceito de manutenção para os futuros aviões de busca e salvamento C-295, que vão substituir os Aviocar, recomenda que sejam criados destacamentos, mas nós só decidiremos depois da experiência que está em curso".

De acordo com a programação prevista para a substituição dos actuais Aviocar, os novos C-295 "deverão estar disponíveis nos Açores no segundo semestre do próximo ano", adiantou.

Luís Araújo frisou que "para a região virão duas das doze aeronaves encomendadas".

Com a desactivação da "Esquadra 711", denominada Albatrozes, os três helicópteros EH101 Merlin aqui destacados estão dependentes da Esquadra 751 do Montijo e os Aviocar da Esquadra 502 de Sintra.

A Esquadra tinha sido criada em 19 de Outubro de 1993 tendo realizado nas ilhas 447 missões de busca e salvamento, 145 em Aviocar e 302 no Puma.

Luís Araújo garantiu "a permanência dos meios, porque não estando afectos à Base das Lajes de forma orgânica é o comandante da unidade que, por delegação, tem o seu comando e sobre a sua utilização decide".

O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa presidiu às cerimónias das celebrações do 66º. Aniversário da Base Aérea 4 das Lajes.

Na ocasião foi agraciado com a medalha de Mérito Aeronáutico de 1. Classe o comandante do destacamento norte-americano da Base das Lajes, coronel Robert Winston.

A distinção é normalmente atribuída a personalidades que se tenham distinguido em serviços e qualidades pessoais relevantes.

JAS

Lusa/fim

ver mais vídeos