cultura

Álvaro Leite Siza nomeado pela "Wallpaper"

Álvaro Leite Siza nomeado pela "Wallpaper"

O arquitecto Álvaro Leite Siza Vieira figura entre os nomeados da terceira edição dos "Design awards", prémios anuais atribuídos pela revista britânica "Wallpaper" que serão divulgados hoje, numa edição especial. O projecto que colocou o filho de Siza Vieira entre os escolhidos para a categoria "Best new private house" é a Casa Toló, situada em Ribeira de Pena (Vila Real) que já havia sido divulgada pela "Wallpaper" em Março de 2006.

Trata-se de uma residência de férias encaixada num terreno com um desnível de 35 graus. Como referiu ao JN o autor, o projecto assemelha-se a um "pedaço de crosta terrestre que se movimenta para se adaptar à morfologia do terreno".

É também um projecto que "não está ligado a tendências", antes resultou de "um contexto muito específico que faz com que haja uma aproximação à arquitectura espontânea, milenar", acrescenta o arquitecto, aludindo à semelhança, embora não intencional, com as ilhas vulcânicas gregas de Santorini e com a designada "cidade perdida" de Machu Picchu, no Peru, marco da civilização inca.

Os outros nomeados para a mesma categoria são o britânico John Pawson, considerado o "pai" do minimalismo, o chileno Felipe Assadi e ainda os ateliers A69 Architects (República Checa) e Nolaster (Espanha).

ver mais vídeos