policia_e_tribunais

"btuga.pt" foi encerrado pela ASAE

"btuga.pt" foi encerrado pela ASAE

Três sites de partilha ilegal de conteúdos na Internet foram ontem encerrados numa acção conjunta da Polícia Judiciária e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica no no âmbito de uma operação de combate à pirataria em Ovar, Leiria e Lisboa, tendo sido também detidos os respectivos coordenadores dos sites, entre eles um elemento da PSP. Segundo a agência Lusa, a operação está inserida no combate à reprodução e partilha ilegal de conteúdos protegidos por direitos de autor através da Internet.

Entre os sites bloqueados encontram-se o www.zetuga.com, o www.zemula.org e o www.btuga.pt, através dos quais cerca de 200.000 utilizadores procediam à troca de material protegido por direitos de autor sem a devida autorização. De entre os serviços disponibilizados, uns mediante pagamento, outros mediante a obrigação de partilha, os utilizadores dispunham e partilhavam filmes, música, programas informáticos, jogos, capas e outros aplicativos, através de um programa de partilha de ficheiros assente num protocolo denominado BitTorrent.

Na operação, que envolveu 23 elementos de ambas as entidades e incidiu sobre diversos sites,

foram apreendidos dois servidores instalados em empresas, computadores da última geração, uma grande quantidade de suportes multimédia, quatro discos externos e documentação diversa.

Segundo a ASAE, o valor da apreensão, embora difícil de quantificar, é elevado, e a operação terá constituido um grande revés na reprodução e troca de conteúdos protegidos por direitos de autor.

Os coordenadores dos sites, entres eles um elemento da PSP, foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.