televisao

"Chiquititas" chegam à antena da SIC antes do Verão

"Chiquititas" chegam à antena da SIC antes do Verão

A estação de Carnaxide já está a preparar o formato que irá suceder a "Floribella", ainda antes do arranque do Verão. Chama-se "Chiquititas" e tem a mesma fórmula que a antecessora ambos os formatos foram criados e produzidos pela argentina Cris Morena; as histórias são sobre crianças órfãs oprimidas "libertadas" por uma ama menos convencional, que vai contra as regras estabelecidas; alguns toques de fantasia ajudam a superar momentos menos favoráveis; e os inevitáveis triângulos amorosos.

Na Argentina, "Chiquititas" foi emitida pela Telefe de 1995 a 2001. Em 2006, a produtora relançou a novela infanto-juvenil, sem nenhuma ligação à primeira série a não ser o nome do orfanato "Raio de luz".

O Brasil foi o primeiro a adaptar o formato, numa parceria entre a Telefe e o SBT. As gravações foram feitas em Buenos Aires e a versão esteve no ar entre 1997 e 2000, com cerca de 700 episódios emitidos. Não fosse o facto de sair do ar um mês por ano e "Chiquititas" seria a novela mais longa da história da televisão brasileira. Esta adaptação do SBT foi exibida pela TVI em 2001.

No México, a TV Azteca também produziu uma versão própria, mas sem o sucesso alcançado no Brasil. E fala-se que a, também brasileira, Band quer agora adaptar os episódios de 2006.

Quanto à versão portuguesa pouco ainda foi revelado. A produção pertence a Teresa Guilherme, que também assina "Floribella", e não há nomes de elenco confirmados, apesar de alguns blogues de fãs na Internet apontarem Maya Booth ("Floribella") e Francisco Andrade ("Operação triunfo") como protagonistas.

Música e merchandising

A música é outro dos elementos presentes em "Floribella" comuns a "Chiquititas". As crianças interpretam vários números musicais que deverão ser posteriormente editados em CD. No Brasil, as compilações foram sucesso de vendas e o videoclipe da canção "Adolescente" fez parte da play-list da MTV Brasil. Também foi criado um espectáculo musical.

Paralelamente à ficção gira uma enorme máquina de merchandising com inúmeros produtos associados à marca. No site argentino da versão de 2006 encontram-se produtos variados, desde o comum material escolar até artigos de perfumaria, jogos vestuário e calçado.

ver mais vídeos