porto

Circunvalação vai entrar em obras

Circunvalação vai entrar em obras

O troço final da estrada da Circunvalação, entre a Rua da Vilarinha e a frente marítima, receberá obras de requalificação durante este ano. A Empresa Municipal de Gestão de Obras Públicas (GOP) lançou, no mês passado, o concurso público para a execução da primeira fase de intervenção naquela via.

O preço-base da empreitada, a realizar em cerca de três meses, ascende a 360 mil euros.

Fonte da Câmara Municipal do Porto explicou ao JN que se trata de obras prévias necessárias à transformação do troço (da Rua da Vilarinha à Praça de Cidade S. Salvador) da Circunvalação em alameda.

No entanto, é certo que os trabalhos servirão também para beneficiar a via, que acolherá provas automobilísticas em Julho do próximo ano.

O troço faz parte do circuito da Boavista, onde se realizará a prova do Campeonato do Mundo de Turismo nos dias 6 a 8 de Julho. No fim-de-semana seguinte (13 a 15 de Julho), regressará o Grande Prémio Histórico do Porto para a segunda edição.

A intervenção no troço final da Circunvalação contemplará a reparação e o nivelamento da berma e a adequação da rede de drenagem de águas pluviais.

A mesma fonte municipal sublinha que a vontade da Autarquia é de candidatar a empreitada aos fundos comunitários do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no âmbito do projecto global de reconversão da estrada.

Negociações com JMP

Até ao final deste mandato, o objectivo da Câmara do Porto é transformar a via nacional em alameda entre a zona, junto ao Hopistal de Magalhães Lemos, e a Praça de Cidade S. Salvador.

Nesse sentido, a Junta Metropolitana do Porto iniciou as negociações com a Estradas de Portugal (EP). A via, enquanto Estrada Nacional 12, está sob a sua jurisdição.

Os quatro municípios (Porto, Matosinhos, Maia e Gondomar), por onde passa a Circunvalação, irão harmonizar as propostas de requalificação.

Seguir-se-á a calendarização da obra definitiva com a EP, que terá de ser financiada pelo QREN.

Carla Sofia Luz

ver mais vídeos