economia_e_trabalho

Domusvenda lança operação de 150 milhões

Domusvenda lança operação de 150 milhões

A líder em Portugal na compra e renegociação de créditos vencidos, a Domusvenda, vai lançar no próximo mês de Março a sua primeira operação de titularização de crédito vencido adquirido a várias instituições financeiras, no valor de 150 milhões de euros.

João Costa Reis, presidente do Conselho de Administração da Domusvenda, disse, ontem, que a titularização, a realizar com a Crédit Suisse International, destina-se ao mercado internacional e tem já fundos alemães e japoneses, entre outros, como potenciais adquirentes.

A Domusvenda iniciou a transacção de créditos vencidos (Non Performing Loans, NPL) em 2004, detendo actualmente 80% da quota de mercado nacional, afirmou João Reis, em conferência de imprensa para apresentação dos resultados da empresa.

Em 2006, a Domusvenda geriu um total de 41 mil créditos hipotecários, créditos a empresas e créditos ao consumo, correspondentes a perto de 30 mil devedores, fiadores e avalistas, e a uma dívida de 970 milhões de euros.

Detida em partes iguais pela Holdcontrol, de João Costa Reis, e pela alemã GFKL, líder europeu do mercado financeiro (que adquiriu 50% da empresa em Junho de 2006), a Domusvenda apresentou em 2006 um volume de vendas de 9,5 milhões de euros.

João Reis apontou como objectivos para 2007 um crescimento entre 5 e 10% e a internacionalização para Espanha, com entrada nos mercados da Argentina, Peru e Brasil.

ver mais vídeos