sul

Mário Moniz Pereira dá nome a pista de atletismo

Mário Moniz Pereira dá nome a pista de atletismo

oniz Pereira - o atleta, professor, mítico treinador de atletismo, autor de livros e de músicas - inaugurou ontem a Pista Municipal de Atletismo, situada na Alta de Lisboa, baptizada com o seu nome, e recebeu ainda, das mãos do presidente da República, Cavaco Silva, a Medalha de Honra da Cidade.

Dias depois de ter completado 86 anos de vida, Moniz Pereira, assiste, pela terceira vez, ao baptismo de uma pista com o seu nome (primeiro foi a do velhinho estádio de Alvalade, depois a de Vila Nova de Gaia), desta vez destinada apenas à modalidade. "É uma pista só para atletismo, sem balizas de futebol! É que, quando aparece um campo, é só jogatana", brincou Moniz Pereira.

Visivelmente feliz com a obra e com a homenagem, espera agora que ali possam treinar "futuros campeões" e que haja mais apoios para o atletismo, "modalidade que não tem sido apoiada, apesar de dar medalhas".

"Não prometo nada", disse Moniz Pereira, questionado pelos jornalistas sobre se iria chorar no seu discurso. A verdade é que, minutos depois, o carismático treinador não conseguiu conter as lágrimas, perante o carinho de centenas de pessoas, entre autarcas, personalidades ligadas ao desporto e um sem número de atletas que treinou, como Carlos Lopes e os irmãos Castro.

Moniz Pereira retribuiu os mimos tocando piano, uma faceta menos conhecida da sua vida. Mouraria, Não Venhas Tarde e Se Tu Soubesses foi o repertório escolhido pelo homem que compôs temas que foram interpretados por fadistas como Amália, Tony de Matos ou Carlos do Carmo.

A pista de atletismo está integrada no Parque Oeste do Plano de Urbanização do Alto do Lumiar. O complexo, que aspira a ser um dos maiores da Europa, conta com dois campos de futebol, mas vai ter ainda piscinas, um polidesportivo, dois campos de râguebi, pista artificial de esqui, minigolfe e um parque de skate.

O espaço vai ser gerido pela Câmara em parceria com a Associação de Atletismo de Lisboa. Segundo Pedro Feist, vereador do Desporto, "falta apenas formalizar o acordo".

ver mais vídeos