televisao

"Um contra todos" muda cenários e regras

"Um contra todos" muda cenários e regras

"Calma a casa é nova, mas vive cá a mesma família!", avisa José Carlos Malato, o habitual apresentador do concurso "Um contra todos" que, a cinco de Março, estreia a quinta temporada de exibição no principal canal da estação pública. Desta vez terá cenários diferentes e algumas diferenças de regras de concurso e de grafismo, sendo que os espectadores passam a poder receber dois mil euros diários de prémio.

Na emissão que será exibida no dia de estreia, a cuja gravação o JN assistiu, o lote de concorrentes não é, porém, composto de caras anónimas, como é normal.

É, antes do mais, uma enorme "família", a da RTP e da sua história, podendo ser encontradas a concurso caras como as de Anthimio de Azevedo; Chefe Silva; Eládio Clímaco ou Júlio Isidro. Ao lado, o "sangue-novo" da estação, como Marco Horácio, Merche Romero, Liliana Santos ou Tânia Ribas de Oliveira. No meio, algumas caras da Informação, como Daniela Santiago, Vasco Trigo e Paulo Catarro. Mas esta reunião de diferentes momentos da vida da estação (e de diferentes áreas da RTP) serve para inaugurar o novo modelo, revertendo metade do prémio obtido para a Casa do Artista, revelou Nuno Santos, director de Programas da RTP1, elogiando a prestação de Malato "é mais que um apresentador clássico, que provou conseguir-se juntar de novo as pessoas frente ao televisor". O programa estreia dois dias antes da data ofical do 50º aniversário da RTP.

"Esta renovação traz coisas positivas. Há mais proximidade entre o concorrente principal, o apresentador e os restantes concorrentes", revelou José Carlos Malato. E o apresentador explicou as grandes diferenças de funcionamento "A partir de agora, cada vez que o concorrente usa um trunfo para comprar a resposta certa perde sempre metade do dinheiro que já ganhou". Mas, acrescentou em tom de brincadeira, "como o apresentador é bonzinho, vai haver a hipótese de recuperar o último trunfo", se, na questão seguinte, escolher entre um "bónus" ou uma categoria. Escolhendo bónus e acertando na resposta, recupera o último trunfo. As perguntas deixam de ser catalogadas como fáceis ou difíceis. R.P.B.

ver mais vídeos