São Francisco, Califórnia, 25 Jul (Lusa) - O número de delinquentes sexuais encontrados no sítio de socialização MySpace mais que quadruplicou desde Maio, data de instalação de um 'software' destinado a detectá-los, indicaram procuradores de dois Estados norte-americanos.
Os procuradores do Connecticut e da Carolina do Norte indicaram, em relatórios publicados terça-feira, que o MySpace tinha identificado 29 mil delinquentes sexuais com uma página pessoal no sítio.
O MySpace recusou confirmar este número mas indicou que o seu 'software Sentinel Safe' funciona "24 horas por dia" e que as páginas pessoais pertencentes a esses delinquentes sexuais eram apagadas assim que eram descobertas.
"Concebemos, em parceria com a 'Sentinel Safe', uma tecnologia que permite apagar do nosso sítio as páginas dos delinquentes sexuais", explicou à AFP o responsável pela segurança do MySpace, Hemanshu Nigam.
"Graças a esta tecnologia inovadora conseguimos identificar e impedir os delinquentes sexuais de operar e esperamos que outros sítios de socialização venham a seguir o nosso exemplo", afirmou.
O MySpace, o único sítio que até agora desenvolveu um sistema do género, promove uma campanha para que a lei federal obrigue os delinquentes sexuais comprovados a registarem os seus endereços e-mail.
Segundo a legislação americana, os delinquentes sexuais devem comunicar os seus endereços à polícia local após saírem da prisão.
Existem cerca de 600 mil delinquentes sexuais registados nos Estados Unidos.
Desde Maio, o MySpace comunica o que sabe sobre os delinquentes sexuais, utilizando o seu sítio no âmbito de pesquisas criminais e de processos de liberdade condicional.
O MySpace afirma ter 135 milhões de membros no mundo e é destinado sobretudo aos jovens adolescentes.
ALF.
Lusa/Fim