sociedade_e_vida

Portugueses estudam clima na Antártida

Portugueses estudam clima na Antártida

Um grupo de investigação português, em colaboração com equipas internacionais, está a instalar uma rede de monitorização na Antártida para medir a temperatura do solo gelado e contribuir para o estudo das alterações climáticas.

Segundo Gonçalo Vieira, coordenador do Grupo de Investigação em Permafrost e Clima da Antártida, o clima depende da atmosfera, dos oceanos, da litosfera e da criosfera (que inclui os glaciares e o solo gelado).

O trabalho dos portugueses está relacionado com a criosfera e consiste em estudar a temperatura, a distribuição espacial e as características do permafrost (solo gelado), bem como em identificar os factores que o condicionam e monitorizar o seu comportamento face às variações climáticas.

Para isso, estão a instalar uma rede de monitorização, através da perfuração do solo, para medir as temperaturas a vários metros de profundidade.

A Antártida é uma das regiões do Globo onde as alterações do clima têm sido das mais significativas, com um aumento das temperaturas médias do ar de cerca de 2,5ºC nos últimos 50 anos, e onde se têm verificado importantes consequências no degelo dos glaciares e das plataformas de gelo da região.

"O nosso objectivo é alargar o número de pontos para ter uma cobertura espacial o mais ampla possível", explicou Gonçalo Vieira. Os dados resultantes dessas perfurações serão depois comparados com os referências climáticas e integrados numa base de dados mundial, podendo ser utilizados por meteorologistas para fazer estudos e previsões no âmbito das alterações climáticas.

A importância deste trabalho prende-se com o facto de a temperatura do solo estar ligada às alterações climáticas, pois quando o solo está congelado não há trocas químicas entre ele e a atmosfera, porque o 'permafrost' é como um armazém de carbono que está isolado. Em contrapartida, quando o gelo se funde, o ambiente fica com muita água e são libertados gases de efeito de estufa metano e dióxido de carbono.