O Jogo ao Vivo

lusa

Feira do Livro: Grupo Leya não participa na Feira do Porto e pondera participação na de Lisboa

Feira do Livro: Grupo Leya não participa na Feira do Porto e pondera participação na de Lisboa

Lisboa, 18 Abr (Lusa) - O administrador-delegado do Grupo Leya, Isaías Gomes Teixeira disse hoje que o seu grupo editorial não estará presente na próxima Feira do Livro do Porto, em Maio, e pondera a presença na de Lisboa.

"O Grupo Leya não vai á Feira do Livro porque não temos interesse nela, nem a feira tem um volume de negócios que o justifique", disse à Lusa Isaías Gomes Teixeira.

Quanto à Feira de Lisboa "depende de como irá ser organizada", sublinhou.

O início da Feira do Livro de Lisboa está marcado para dia 22 de Maio, no Parque Eduardo VII, e a do Porto decorre de 24 de Maio a 10 de Junho no Pavilhão Rosa Mota.

A saída do Grupo Leya da Feira do porto implica a não participação e venda de livros de autores como António Lobo Antunes, José Saramago, Edurado Agualusa, Mário Cláudio, Manuel Alegre, Lídia Jorge, Mia Couto, Alice Vieira ou Rosa Lobato Faria.

O Grupo Leya, apresentado a 07 de Janeiro passado no Estoril, é liderado pelo ex-administrador do Grupo Media Capital, Miguel Paes do Amaral, e integra oito editoras, seis delas nacionais.

Constituem a Leya as editoras portuguesas Asa, Caminho, D. Quixote, Gailivro, Novagaia e Texto, a chancela angolana Nzila e a editora moçambicana Nadjira.

Na sessão de apresentação Gomes Teixeira afirmou que o grupo projecta editar este ano mil novos títulos e facturar 90 milhões de euros.

NL/SS.

Lusa/Fim