lusa

Música: Hélder Moutinho canta na Holanda, onde "o fado já não está na moda"

Música: Hélder Moutinho canta na Holanda, onde "o fado já não está na moda"

Lisboa, 10 Abr (Lusa) - O fadista Helder Moutinho actua na próxima sexta-feira em Vredenburg, em Utreque, na Holanda, numa sala onde actuou já por duas vezes, a última das quais há cinco anos.

"O Vredenburg é já um espaço tradicional do fado. Foi, aliás, um palco que serviu de 'rampa de lançamento', por assim dizer, a esta canção", disse à Lusa o fadista.

Na sua opinião, no entanto, "o fado, na Holanda, neste momento, não está na moda, há um cansaço do mercado, que, aliás, seria inevitável e podia ter acontecido antes, não fosse a lufada de ar fresco que trouxe a Mariza".

O fadista recordou à Lusa as suas duas actuações naquela sala holandesa, uma delas com Maria Amélia Proença, e a mais recente "há cerca de cinco anos", quando se apresentou a solo.

Além de Utreque, actuará sábado em Bruxelas, no Espaço Senghor, "um espaço multiétnico que integra o fado no circuito das chamada 'world music'", assinalou.

Nos dois palcos, o fadista irá apresentar um alinhamento com fados tradicionais e musicados dos dois álbuns que já editou, um dos quais, "Luz de Lisboa", distinguido com o Prémio Amália Rodrigues em 2005.

"Este é o alinhamento que apresentei na minha digressão aos Estados Unidos e que levo aos palcos tradicionais. São fados do meu repertório e outros que são da história do fado", indicou.

Acompanham o fadista Miguel Monteiro à viola, Ricardo Parreira à guitarra e João Penedo na viola baixo.

NL.

Lusa/Fim

ver mais vídeos