lusa

Música: Xuefei Yang e Ricardo Moyano XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso:

Música: Xuefei Yang e Ricardo Moyano XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso:

Porto, 01 Abr (Lusa) - A chinesa Xuefei Yang e o argentino Ricardo Moyano são alguns dos nomes no cartaz do XV Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso, que decorre de 10 a 31 de Maio, em várias salas do Concelho, anunciou hoje fonte da organização do evento.

O presidente da Câmara de Santo Tirso, Castro Fernandes, que falava durante a apresentação do programa do festival, lamentou a falta de apoio do Estado para este evento, que envolve um investimento de 75 mil euros, provenientes na sua quase totalidade dos cofres da autarquia.

"Quinze edições são a prova da longevidade invejável do Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso", afirmou o autarca, para quem o festival deveria merecer maior atenção por parte do Estado.

O festival reúne este ano músicos de várias partes do mundo, estando presentes no programa, além de Portugal, nomes vindos da China, Croácia, Argentina e Brasil, mantendo assim a tradição da multiculturalidade, uma das características deste certame.

O festival abre a 10 de Maio, um sábado, com o LA Guitar Quartet (música clássica), dos Estados Unidos, no Auditório Padre António Vieira, nas Caldas da Saúde.

O segundo concerto realiza-se no dia seguinte, no mesmo local, com a música e dança barroca de trio Marco Meloni, Christine Bayle &Hubert Hazebroucq (Portugal).

A 16 de Maio (sexta-feira) o Concentus Duo (Portugal) apresenta-se no Auditório Padre António Vieira II, nas Caldas da Saúde, estando o segundo concerto desse fim-de-semana a cargo da virtuosa guitarrista clássica chinesa Xuefei Yang, no Auditório da Biblioteca Municipal, em Santo Tirso, no dia seguinte.

No sábado seguinte (24 de Maio), chega a Santo Tirso a música das Caraíbas, pelas mãos do guitarrista argentino Ricardo Moyano, no Auditório da Biblioteca Municipal.

A 30 de Maio, o Auditório do Centro Cultural de Vila das Aves recebe o Zagreb Guitar Trio, agrupamento consagrado na área da música clássica.

O concerto de encerramento tem lugar a 31 de Maio (sábado), no Auditório Engº Eurico de Melo, com o Yamandú Costa Trio, que leva a Santo Tirso as novas expressões da música brasileira.

O programa do festival inclui ainda um curso, a 15 e 16 de Maio, pela guitarrista chinesa Xuefei Yang, no Auditório do Museu Municipal Abade Pedrosa, em Santo Tirso, e a exposição "Guitarras e outros Cordofones", que se realiza de 9 de Maio a 29 de Junho, no Museu Municipal Abade Pedrosa.

O Festival Internacional de Guitarra teve início em Santo Tirso, em 1994 e, desde então, tem sido realizado anualmente pela Câmara Municipal de Santo Tirso, com o apoio da ARTAVE - Escola Profissional Artística do Vale do Ave, a quem compete a direcção artítica do evento.

PF.

Lusa/Fim

ver mais vídeos