lusa

Música: Instrumentos de tecla em destaque no XXVI Festival Músca em Leiria

Música: Instrumentos de tecla em destaque no XXVI Festival Músca em Leiria

Leiria, 12 Mai (Lusa) - Piano, órgão e cravo vão estar em destaque no XXVI Festival Música em Leiria, entre 03 de Junho e 03 de Julho, nos Concelhos de Leiria, Batalha, Porto de Mós, Marinha Grande e Pombal.

O festival, organizado pelo Orfeão de Leiria, é o terceiro mais antigo em Portugal com programação ininterrupta e este ano vai dedicar especial atenção aos instrumentos de tecla, numa homenagem a "um parceiro constante na evolução da música ao longo dos séculos", explicou hoje, na apresentação, o director artístico, Miguel Sobral Cid.

"O registo do teclado existe desde a Idade Média até aos nossos dias. O teclado está sempre presente nas grandes mudanças da história da música", notou o programador, justificando o porquê de oito das 11 propostas da edição do festival de 2008 incluirem piano, órgão ou cravo.

Para Miguel Sobral Cid, "nenhum outro instrumento como os instrumentos de tecla surgiu desta forma tão presente ao longo de tantos séculos", sobrevivendo a "uma selecção natural" na história da música, que fez com que outros fossem "desaparecendo ou evoluindo".

Ao longo do Festival Música em Leiria de 2008, os instrumentos de tecla vão surgir como solista ou integrando agrupamentos de câmara.

O XXVI Festival arranca a 03 de Junho com um concerto de tributo a Frank Zappa pelo Drumming no Teatro José Lúcio da Silva (Leiria), onde Artur Pizarro toca Bach, Chopin e Mozart no dia 05 do mesmo mesmo mês.

A música barroca do Quarteto Arabesco chega ao Teatro-Cine de Pombal a 08 de Junho e ao Auditório do Museu do Vidro da Marinha Grande a 09 de Junho.

"A Flauta Quase Mágica", espectáculo dedicado a público de todas as idades, vai ao Teatro José Lúcio da Silva a 14 de Junho, enquanto o Ludovice Ensemble tem apresentações marcadas para a Igreja de S. Pedro (Porto de Mós) nesse mesmo dia e a 16 de Junho no Mosteiro de Santa Maria da Vitória (Batalha).

Homenageando o centenário de Messiaen, António Esteireiro dá um concerto de órgão na Sé Catedral de Leiria a 18 de Junho, regressando o festival ao Teatro José Lúcio da Silva a 21 de Junho, com a Orquestra Filarmnonia das Beiras.

Os Corais do Orfeão de Leiria e a Orquestra Sinfónica de Leiria actuam a 22 de Junho na Igreja do Convento da Portela (Leiria). A 26 de Junho é a vez do Sond'Ar-te Electric Ensemble mostrar a sua combinação de instrumentos acústicos e soluções electrónicas no Teatro José Lúcio da Silva.

Na recta final, o festival contará com a Orquestra Nacional do Porto a 27 de Junho e encerra com a Orquestra Gulbenkian a 03 de Julho, ambos os espectáculos no Teatro José Lúcio da Silva.

MLE

Lusa/fim

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG