Corpo do artigo
Sarjetas tapadas devido a uma ribeira sem limpeza levaram o caos à Estrada de Manique, em Cascais, ontem. Intensas chuvas tornaram o asfalto e terrenos particulares autênticos "mini-oceanos", um pouco por todo o país.
Vários troços da estrada tiveram de ser cortados ao tráfego, durante o dia, devido aos lençóis de água. "Um caos que a Câmara de Cascais há muito podia e devia ter evitado", afirmaram, ao JN, vários moradores, indignados com a incúria municipal.
"O que aconteceu era previsível", disse, ao JN, uma moradora de Manique. O terreno frente à sua casa ficou completamente alagado, em consequência, denunciou, da "negligência municipal na falta de limpeza de uma ribeira".
"A GNR foi chamada duas vezes, em ano e meio, notificou a Câmara, e nada. Há semana e meia, andou aí uma brigada de limpeza camarária, que descurou completamente o sítio onde está o problema principal da ribeira", disse a mesma moradora, que garante ter contactado diversas vezes o Departamento de Ambiente da Câmara, alertando para o perigo, sem obter respostas.
Outro morador denuncia a "falta de fiscalização por parte dos serviços municipais, entre os quais a Polícia Municipal, na desordenada abertura de acessos particulares e industriais à estrada". Isto porque em regra culminam na eliminação de sarjetas de escoamento de águas. "Se não tomarem medidas, o que aconteceu hoje [ontem] pode tornar-se numa catástrofe". É a opinião generalizada de quem conhece os problemas da estrada de Manique.
Inauguração adiada
Entretanto, a chuva que ontem atingiu a região de Lisboa, obrigou a Câmara de Cascais a adiar a inauguração do circuito "Vida saudável", no passeio marítimo, marcada para ontem. O circuito vai permitir aos utentes usufruírem de dez postos para exercício físico, com explicações específicas sobre os exercícios a realizar.
O temporal levantou tampas das caixas de esgoto que conduzem as águas pluviais ao mar, transformadas em autênticos repuxos. Fernando Ribeiro, que ontem passeava na zona, afirmou, ao JN, que sempre que chove se assiste a este "espectáculo", apesar de terem sido feitas obras. "A Câmara deveria avaliar esta situação, que se repete sempre que chove um pouco mais, mesmo depois das obras realizadas", defende Fernando Ribeiro.
Quanto ao circuito agora disponibilizado pela autarquia, este munícipe considera tratar-se de "uma excelente ideia". No entanto, formula votos para que "não termine como o outro, em tempos instalado no passeio marítimo, que acabou vandalizado".
* com Virgílio Machado
