Cultura

Alabama Shakes em Paredes de Coura

Alabama Shakes em Paredes de Coura

A banda americana Alabama Shakes é uma das mais recentes confirmações do festival minhoto. A formação que no último ano tem feito furor com as canções de "Boys & girls", o disco de estreia, vai subir ao palco do anfiteatro natural junto à Praia Fluvial do Taboão no dia 14 de Agosto.

O Vodafone Paredes de Coura apresenta ainda como novidades as presenças dos Palma Violets e dos Everything Everything. Os nomes juntam-se aos já confirmados Calexico, Belle & Sebastian, The Kills, Justice, Bombino, Toy. O festival decorrerá de 13 e 17 de Agosto.

O regresso dos Alabama Shakes a Portugal - estiveram o ano passado no Super Rock, no Meco - merece ser motivo de regozijo: o quarteto manufatura uma das mais interessantes propostas do cenário rock'n'roll que nos últimos tempos tem chegado do outro lado do oceano. As canções de "Boys & girls" disseminam uma intensidade rock que aglutina referências da música soul e blues e de onde se destaca a cantora Brittany Howard, uma moça com uma voz amiúde comparada a Janis Joplin. Aprecie-se na canção "Hold on".

O festival do Alto Minho acaba também de assegurar a vinda de uma banda que promete rebentar a qualquer momento: os Palma Violets, com concerto marcado para 17 de Agosto. São londrinos, lançaram há poucos dias o primeiro disco e na quinta-feira passada receberam o prémio de "Banda revelação" atribuído pelo New Musical Express, ultrapassando a concorrência de nomeados como Alt-J, Django Django ou... Alabama Shakes. Falar-se-á, certamente, muito deles ao longo de 2013. A julgar pelas amostras, os Palma Violets não fazem nada de novo mas há canções no disco "180" que evidenciam uma apurada sensibilidade melódica na edificação de um indie rock festivo. O single "Best of friends" é disso evidente.

Os Everything Everything completam o triângulo das novidades do cartaz. O quarteto de Manchester editou em 2012 "Arc", o segundo álbum de uma carreira que tem sido discreta. Em Novembro passado, foram convidados pelos Muse para fazerem as primeiras partes de uma digressão europeia.

Mas a formação britânica virá a Portugal ainda antes de Agosto e para uma iniciativa que pretende celebrar e divulgar o festival minhoto.

Nos dias 12 e 13 de Abril, a Praça D. João I, junto ao Rivoli, no Porto, vai receber o Warm-up Vodafone Paredes de Coura com um cartaz composto por gente como Lee Ranaldo Band, Linda Martini, Matias Aguayo, No Age, Omar Souleyman, Sensible Soccers, Stealing Sheep, The Wedding Present e Veronica Falls. Os bilhetes para o Warm Up Paredes de Coura já estão à venda aos preços de 15 euros (um dia) ou 25 euros (dois dias).

Até domingo, 10 de Março, os ingressos para o festival Paredes de Coura podem ser comprados a um preço reduzido. Numa campanha exclusiva das lojas Fnac, ainda estão disponíveis os "Fã Pack Fnac Paredes de Coura" que contêm um passe geral para os cinco dias do festival e a oferta de um "street bag" ao preço de 70 euros. A partir de dia 11, os passes para o festival serão postos à venda por 80 euros nos locais habituais.