Disneyland

Minnie Mouse deixa vestido vermelho e passa a usar um fato azul

JN

Foto Dr

O rato feminino mais famoso do mundo vai deixar o vestido vermelho com bolinhas brancas para passar a usar um fato azul de duas peças e um laço a condizer. A transformação visual temporária da Minnie tem como propósito assinalar o Dia Internacional dos Direitos das Mulheres e ainda o 30.º aniversário da Disneyland Paris.

A Minnie vai estrear o "smoking" azul na estância de entretenimento da Disney em Paris a partir de março de 2022, o mês da Mulher e quando se celebra o 30º aniversário da Disneyland na cidade parisiense.

O novo visual foi desenhado pela estilista britânica Stella McCartney, que encara esta mudança como "um símbolo de progresso para uma nova geração".

A verdade é que os fatos, no passado muito associados ao sexo masculino, têm vindo a ser cada vez mais ligados aos guarda-roupas das mulheres, algumas delas bastante poderosas, como é o caso de Angela Merkel, a antiga chanceler alemã, Hillary Clinton e também da vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.

Apesar de a transformação ser apenas temporária, foi recebida com uma dualidade de sentimentos por parte dos fãs da Disney: os que gostam e os que criticam.

A conservadora americana Candace Owens criticou a mudança de visual e considerou-a uma tentativa de tornar Minnie "mais masculina", acusando os autores de tentar "destruir os tecidos da nossa sociedade", numa entrevista à Fox News.

No entanto, alguns fãs apontaram que esta não é a primeira vez que Minnie usa calças e despe o tradicional vestido vermelho. Em 2019, o desenho animado fez a sua estreia como "Capitã Minnie" na inauguração da Disney Cruise Line, ostentando um par de calças brancas de marinheiro.

A Minnie Mouse foi apresentada pela primeira vez aos leitores há quase 100 anos como o sendo a namorada de Mickey Mouse, da Walt Disney. Em 1942 foi revelado que o seu nome completo é Minerva.

O resto do grupo animado - Mickey, Pluto, Pato Donald, Margarida e o Pateta - também vão ter direito a novos visuais para o espetáculo que visa celebrar os 30 anos da Disneyland Paris.