Livro
Salvar a coroação de Carlos III, a nova missão para James Bond
Carlos III vai ser coroado rei a 6 de maio
Foto Matthias Schrader / Pool / Afp
O lendário agente britânico James Bond está correr contra o tempo para salvar a coroação do rei Carlos III, na trama de um novo romance a ser publicado dias antes da cerimónia de 6 de maio.
O autor e ator Charlie Higson foi contratado para escrever o livro, no qual James Bond deve desmantelar os planos do excêntrico Athelstan de Wessex para sabotar a luxuosa cerimónia de coroação na Abadia de Westminster, informa a Ian Fleming Publications, esta sexta-feira.
Higson, de 64 anos, já escreveu cinco romances da série "Jovem Bond", que conta as aventuras adolescentes do mítico agente ficcional criado por Ian Fleming.
Este novo livro, que começará a ser vendido a partir de 4 de maio, dois dias antes da coroação de Carlos III, terá como título "On His Majesty's Secret Service" ("A Serviço Secreto de Sua Majestade", em tradução literal), versão no masculino do título que Fleming deu ao seu décimo romance, publicado em 1 de abril de 1963, "On Her Majesty's Secret Service", em referência à rainha Isabel II.
"Quando a Ian Fleming Publications me propôs a ideia de escrever uma história de Bond para adultos há pouco mais de um mês, emocionei-me, até que me dei conta de que tinha de estar pronta para a coroação em maio", disse Higson.
"Tê-lo escrito e entregue em tão pouco tempo foi tão tenso e emocionante quanto qualquer missão de Bond", acrescentou, brincando que pelo menos não terá de se esquivar de nenhuma bala.
Higson prometeu que não vão faltar os aliciantes exigidos nestas aventuras, como "sexo, violência, carros, um vilão excêntrico com um segurança desagradável e, claro, o próprio Bond".
A receita obtida com as vendas do livro será destinada para o "National Literacy Trust", uma instituição sem fins lucrativos que contribui para a alfabetização de crianças carenciadas.
"A coroação do rei Carlos III é uma ocasião transcendental para o país", afirmou a diretora da Ian Fleming Publications, Corinne Turner. "Questionámos como poderíamos celebrá-la", no 60.º aniversário do romance de Fleming, "e a resposta parecia óbvia", concluiu.