Cultura

Arte africana mostra-se no Porto até janeiro

Arte africana mostra-se no Porto até janeiro

A iniciativa "África Mostra-se" é inaugurada nesta sexta-feira, no Auditório Municipal da Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. No sábado, é a vez da galeria QuadraSoltas, na rua Miguel Bombarda, na mesma cidade, a acolher. Sessões de cinema, exposições de fotografia, pintura e escultura, arte interventiva, performances, dança, música e debates fazem parte do programa, que decorre até 7 de janeiro.

Pela primeira vez no Porto, "África Mostra-se" abre com uma mostra de cinema e a exposição "Porto Africano". A Iniciativa promove várias ações em torno de manifestações culturais africanas dentro e fora do continente.

"África Mostra-se" foi lançada em 2010, fruto de uma vontade coletiva de dar a conhecer ao público criações artísticas oriundas de África ou, de alguma forma, relacionadas com a cultura africana. Leva ao público imagens, sons e várias manifestações artísticas de uma África "confiante", segundo a organização. Promove o encontro de artistas, o intercâmbio de experiências e a cooperação. "Pretende, desde modo, exercer uma influência positiva numa sociedade que se quer tolerante e livre de qualquer sentimento de discriminação, tendo a arte como plataforma de comunicação."

PUB

A edição deste ano - a sexta - tem como tema "A Influência das Culturas Africanas nas Artes - Diálogos e Inspiração" e conta com a organização conjunta da Associação Cultural QuadraSoltas, a Plataforma Cafuka e a Cooperativa Cultural Zebra.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG