Morreu o conhecido DJ sueco Avicii, aos 28 anos, em Mascate, Omã, no Médio Oriente. A causa da morte não foi divulgada.
"É com profundo pesar que anunciamos a perda de Tim Berling, também conhecido como Avicii", anunciou a sua assessora, Diana Baron, em comunicado, esta sexta-feira.
"Ele foi encontrado morto em Mascate, Omã, na tarde desta sexta-feira. A família está devastada e pedimos a todos para respeitar, por favor, a necessidade de privacidade deles nesta ocasião difícil", acrescenta a assessora na nota à Imprensa.
Tim Berling nasceu em Estocolmo a 8 de setembro de 1989. Começou a produzir aos 16 anos e fazer digressões aos 18. Tornou-se conhecido como Avicii, célebre DJ de música eletrónica.
O primeiro álbum, em 2013, ("True") incluía um dos temas de maior sucesso nesse ano, "Wake me up".
A notícia surpreendeu não só a família como amigos e fãs. O DJ Calvin Harris escreveu no Twitter estar "devastado" e recordou Avicii como "uma alma boa, apaixonada e extremamente talentosa".
O DJ e produtor venceu dois MTV Music Awards, os prémios de música do canal de televisão MTV, um Billboard Music Award, os prémios da revista Billboard, e esteve nomeado para dois Grammy.
Avicii morreu poucos dias depois de ter sido nomeado na categoria de Álbum de Dança/Eletrónica com o EP "Avicii (01)" dos prémios da Billboard.
Em 2016, Avicii fez uma pausa na carreira devido a razões de saúde, nomeadamente uma pancreatite (inflamação do pâncreas) atribuída ao consumo excessivo de álcool. "Sei que sou abençoado por poder viajar pelo mundo e atuar, mas tenho muito pouco para a vida da pessoa real atrás do artista", afirmou na altura. Um ano depois anunciou o regresso, prometendo "o melhor álbum da sua carreira". Lançou então o EP "Avicii (01)".
Avicii atuou três vezes em Portugal: em 2012, em Leça da Palmeira, Matosinhos; em 2013 no festival Sudoeste, na Zambujeira do Mar, Odemira; e em 2016 no Rock in Rio Lisboa.
O DJ e produtor é responsável por temas como "Levels", "Hey Brother", "Waiting for Love" ou "You Make Me".