Londres

Christie's leiloa coleção de arte de Rita Espírito Santo

Christie's leiloa coleção de arte de Rita Espírito Santo

Peças de arte, que pertenceram a Rita Espírito Santo (1927-2020), "grande parte delas herdadas dos seus pais, Maria e o banqueiro Ricardo Espírito Santo Silva", estão em leilão 'online', até 12 de julho, anunciou a leiloeira Christie's, de Londres.

A peça com o valor mais elevado de licitação é um quadro do pintor francês Jacques de Lajoüe (1686-1761), "Jantar após a caça", que se prevê poder vir a atingir 100 mil libras esterlinas (cerca de 116.500 euros) e que parte com um valor de licitação de 65 mil libras.

Em declarações à agência Lusa, o responsável da leiloeira britânica Pedro Girão, disse que a família Espírito Santo tinha um gosto "muito eclético e, com décadas de colecionismo sobre os ombros", o que permitiu "construir uma coleção incrível de móveis, relógios e objetos de arte europeus, pinturas de antigos mestres, porcelana chinesa e europeia e pratas".

Na coleção que está em praça, não há nenhum artista português representado, segundo o responsável.

Pedro Girão sublinhou que "todas as peças têm um lugar muito especial no coração da família". "Rita Espírito Santo e as suas irmãs cresceram cercadas de incríveis obras de arte que passaram a fazer parte da memória de sua família", acrescentou.

As peças em leilão são provenientes das residências da família, em Cascais e Lisboa.

Entre os lotes em que a coleção foi dividida para ir à praça, o n.º 22 diz respeito a parte de um serviço de jantar "Companhia das Índias" do padrão rosa, do século XVIII, com uma base de licitação de 11 mil libras esterlinas (cerca de 13.000 euros).

PUB

Com a coleção de Rita Espírito Santo vão a leilão três outras coleções privadas, a do homem de negócios Robert de Balkany (1931-2015), proveniente do seu palácio em Roma, a de decoração interior da Maison Jansen, em Eaton Square, em Londres, e, a terceira, de um apartamento em Wilton, no exclusivo bairro londrino de Belgravia, que pertenceu a um descendente de uma família da alta aristocracia russa, acrescenta a leiloeira.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG