Cultura

Cocas, Miss Piggy e mais Marretas no cinema

Cocas, Miss Piggy e mais Marretas no cinema

Estreia esta quinta-feira "Os Marretas", que, 35 anos depois do aparecimento de uma das mais populares séries de televisão de todos os tempos, voltam a ter uma aventura no cinema. Com Jason Segel, da série televisiva "Foi assim que aconteceu", no elenco. Veja o vídeo.

Tudo começou a 29 de Janeiro de 1976, num teatro dirigido pelo sapo Cocas, que tinha de gerir as diversas sensibilidades dos artistas, a começar pela exuberante Miss Piggy e acabando no sensível Fozzy, tudo sob o olhar atento de dois velhos e rabugentos espectadores, sempre dispostos a criticar o que viam.

Tudo isto não seria muito diferente de muitos outros programas se as personagens não fossem bonecos manipulados e falados por uma equipa de génio que incluía os criadores Jim Henson e Frank Oz, que já tinham trabalhado na também lendária "Rua Sésamo".

Cada episódio, além das peripécias decorrentes da criação de um espectáculo de variedades, incluía um convidado especial, em "carne e osso", que interagia com os bonecos e oferecia os também indispensáveis momentos musicais. Quem alguma vez assistiu à série não deixará de se recordar da passagem por lá de estrelas como Liza Minnelli e Elton John.

Quando se deu o encerramento da série, mais de uma centena de episódios mais tarde, a 19 de Agosto de 1980, já os Marretas tinham "conquistado" Hollywood, com a produção de "As aventuras dos Marretas", onde os heróis britânicos tentavam repetir o êxito.

Foi assim que, com algum espaçamento, foram surgindo títulos como "The Great Muppet Capper" (1981, inédito em cinema entre nós), "Os Marretas conquistam Nova Iorque" (1984), "Os Marretas na Ilha do Tesouro" (1996) ou o também por estrear em sala por cá "Muppets from Space" (1999), além de alguns especiais para televisão e, até, uma breve nova aposta no formato de série, com pouco mais de duas dezenas de episódios de "O regresso dos Marretas", no fim dos anos 90.

PUB

A manutenção dos heróis no imaginário colectivo levou à produção de "Os Marretas", que encontra o Cocas a viver isolado e deprimido na sua mansão de Hollywood, Miss Piggy é editora da Vogue francesa e Fozzie sobrevive a tocar numa banda chamada The Moopets - e há uma canção nomeada para os Oscars. Gonzo tem uma empresa de canalizações, enquanto que o Animal passa o tempo num centro de reabilitação...

Com um grupo de fãs, interpretado, entre outros, por Jason Segel, vão tentar evitar que o velho teatro seja demolido.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG