Música

Coldplay tocam música de protesto iraniana em concerto

Coldplay tocam música de protesto iraniana em concerto

A banda britânica Coldplay tocou, esta segunda-feira, a música iraniana de protesto "Baraye" em Buenos Aires, Argentina, acompanhada pela atriz deportada Golshifteh Farahani. O tema tocado no concerto é um símbolo de resistência para os manifestantes iranianos, cujos protestos duram há semanas, desde a morte da jovem Mahsa Amini.

"Baraye" significa "por causa de..." e foi escrita pelo artista popular iraniano Shervin Hajipour, que foi preso por criar o tema, e que entretanto já foi libertado, mas sob fiança. A música foi criada com versos retirados de 31 mensagens que os cidadãos publicaram online, compartilhando as suas dores e tristezas.

O tema de Shervin foi amplamente partilhado, com várias alunas iranianas a entoar a música durante os protestos e gerou uma onda de atenção e solidariedade internacional.

PUB

O vocalista dos Coldplay, Chris Martin, afirmou que queria enviar o seu apoio "a todos esses jovens corajosos que estão a lutar pela liberdade". De seguida, convidou a artista Golshifteh Farahani a subir ao palco. "Podem não conhecer esta música, mas temos que dar tudo porque vamos enviar isto com amor daqui para o Irão".

O momento foi acompanhado por um vídeo original do artista a cantar a música e foi visto em 81 países, onde o concerto estava a ser transmitido em direto.

A banda encontra-se em digressão mundial e vai passar por Portugal, com concertos agendados na cidade de Coimbra de 17 a 21 de maio do próximo ano.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG