Cultura

D. Sebastião inspira obra de Catherine Clément

D. Sebastião inspira obra de Catherine Clément

Quando, em 1964, a escritora francesa Catherine Clément visitou, pela primeira vez, Portugal, ficou fascinada pela história do rei D. Sebastião. De tal forma que, de imediato, pensou que um dia haveria de escrever sobre ele. E esse dia chegou, com o romance “Dez mil guitarras”, recentemente lançado em território nacional.

Autora de uma vasta obra de ensaio e ficção, Catherine Clément confessou, ao JN, que a figura de D. Sebastião desde há muito que a obcecava. “Tudo começou na minha primeira viagem a Lisboa. Tive uma espécie de visão quando visitei o Castelo de São Jorge. Os escritores, como sabe, são, por vezes, pessoas estranhas. Depois, visitei o Palácio da Pena, em Sintra, onde a presença de D.Sebastião é muito forte. Nesse momento, soube que um dia faria um livro com ele. Mas demorou todos estes anos. Guardei D. Sebastião na palma da minha mão até ter oportunidade de escrever sobre ele”.

Pela primeira vez, em “Dez mil guitarras”, o seu vigésimo romance, a autora serve-se da “ajuda” de um narrador muito especial, um rinoceronte. É através dos curiosos monólogos em que o bicho resgata a memória das suas vivências que se vai desenrolando toda a trama. “É a primeira vez que uso um animal como narrador. Nunca me tinha interessado fazê-lo, mas as pesquisas que fiz levaram-me a isso”.

Em “Dez mil guitarras” - uma alusão poética aos despojos deixados pelos portugueses em Alcácer Quibir  -, perpassa um leque de curiosas personagens, entre as quais o imperador alquimista  Rodolfo de Habsburgo e a rainha Cristina da Suécia.

O romance é atravessado por outras figuras, como Filipe II de Espanha, Luís de Camões, a princesa de Éboli e o palafreneiro Pedro da Silva (tratador do rinoceronte), personagem inteiramente saída da imaginação da autora.

“Pedro é uma personagem inventada. É difícil encontrarem-se nos arquivos documentos sobre o povo. Portanto, tive necessidade de inventar alguém do povo”.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG