Cultura

Abertura oficial já esgotou

Abertura oficial já esgotou

Se à boa maneira portuguesa, não fez qualquer plano, mas não quer perder a festa da abertura oficial da Capital Europeia 2012, o JN sugere-lhe um roteiro informal, à medida de um "manual de sobrevivência" para Guimarães.

Se partir do Porto, há dois modos de chegar à cidade-berço: comboio ou de carro. A CP reforçou as linhas e as composições partem de Campanhã às 8.25 horas e, depois, de duas em duas horas. A viagem dura 1 hora e 11 minutos e custa 2.80 euros. De carro, a viagem faz-se em pouco mais meia-hora pelas A3 e A7. À chegada, recomenda-se que siga as indicações e deixe o automóvel num dos parques públicos que irão ficar abertos a noite toda.

Há muito que o espectáculo de abertura no Pavilhão Multiusos está esgotado; por isso, se não tem bilhete, esqueça. Dê uma volta pelo centro, que vale a pena. Ontem, equipas de limpeza e de pequenas intervenções da Câmara ainda davam os últimos ajustes nos edifícios e jardins para que o "postal" de Guimarães esteja rutilante na sua grande noite.

Conte com dificuldades para jantar. Os restaurantes estarão saturados e pode ter de esperar um bom bocado. Se tiver pressa, há a praça de alimentação do Guimarães Shopping, a 10 minutos a pé do Largo do Toural. É ali que, às 22 horas, começa o grande espectáculo dos La Fura dels Baus exclusivamente desenhado para o evento. Se não tiver lugar no Largo do Toural, não se preocupe: a organização colocará ecrãs gigantes na Rua Paio Galvão, na Alameda de São Dâmaso e na Praça de Santiago.

Pela noite dentro, haverá festa à grande e à vimaranense nos mais de 75 estabelecimentos do centro histórico e arredores que aderiram à inciativa "Primeira Noite". Se descarregar da internet o "Passaporte", terá um roteiro pormenorizado e entrada gratuita. Algumas sugestões: O Secos Bar oferece um balão cultural; o Rolhas e Rótulos terá prova de vinhos e o bar Hipotenusa dá petiscos tipicamente vimaranenses.

Não se distraia com as horas porque o último comboio da CP parte às 23.52 horas. Pode levar mala para pernoita, mas não leve grandes expectativas. Os hotéis estão todos esgotados. A única excepção é o Hotel das Taipas, a 6 km do centro, que, graças a uma desistência, ontem ainda tinha 10 quartos para alugar. Hoje, provavelmente já não...

Imobusiness