O Jogo ao Vivo

Português atual

Educação literária - 1.º Ciclo

Educação literária - 1.º Ciclo

Creio que nada substitui a leitura de um texto, nada substitui a memória de um texto, nada, nenhum jogo. Marguerite Duras O texto literário deverá ter sempre um lugar privilegiado no ensino da língua materna, uma vez que representa a projeção máxima da multifuncionalidade da linguagem.

Com o novo ano letivo à porta, urge alertar, mais uma vez, pais e professores para a necessidade de despertar nos alunos/ educandos a fome da leitura.

Começaremos pelo 1.º Ciclo.

Assim, para o 1.º ano, sugerimos "Aquela Nuvem e Outras" de Eugénio de Andrade, "As Cançõezinhas da Tila" de Matilde Rosa Araújo ou "A História do Pedrito Coelho" de Beatrix Potter.

O 2.º ano tem uma oferta mais vasta: "Seleção de Contos Portugueses" de Adolfo Coelho, "Bichos, Bichinhos e Bicharocos" de Sidónio Muralha, "O Têpluquê e Outras Histórias" de Manuel António Pina, "O Rouxinol e a sua Namorada" de Sidónio Muralha e ainda "A Viagem das Três Gotinhas de Água" de Lúcia Vaz Pedro.

Para o 3.º ano, sugerimos "Seleção de Contos para a Infância" de Guerra Junqueiro, "As Fadas Verdes" de Matilde Rosa Araújo e os "Contos de Perrault" traduzidos por Maria Alberta Menéres.

No 4. º ano a sugestão vai para "O Gigante Egoísta e o Príncípe Feliz" de Oscar Wilde e a "Seleção de Contos de Andersen" de Hans Christian Andersen.

No que se refere aos livros sugeridos, há que ter sempre em conta os temas tratados, os géneros e os tipos de texto e verificar de que modo se adequam ao leitor, tendo em conta o seu nível etário e escolar.

O sucesso da aprendizagem passa, forçosamente, por uma sólida e consistente prática da leitura.

Que seja feita sob orientação do professor ou dos pais que pretendem incutir bons hábitos de leitura aos seus filhos.

* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa

jn.acordoortografico@gmail.com

Português atual

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG