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Educação literária - 2.º Ciclo

Educação literária - 2.º Ciclo

A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirão suprimir a necessidade de leitura tradicional. Umberto Eco Segundo Geneviève Patte em Laissez-les Lire, a aprendizagem da redação deve ir a par de uma autêntica pedagogia da leitura, o que implica uma verdadeira política do livro na sala de aula que ponha o aluno em contacto exaustivo com a escrita do adulto. Esta proximidade contribuirá para tornar o ato de escrita menos estranho, menos assustador. Ora, a melhor forma de o aluno conviver saudavelmente com os livros é através da literatura.

A educação literária oferece um leque de livros que o professor poderá sugerir aos seus alunos.

Assim, para o 5.º ano existem várias sugestões: "A Viúva e o Papagaio" de Virgínia Woolf, "O Pássaro da Cabeça" de Manuel A. Pina, "Contos e Lendas de Portugal e do Mundo" de João Pedro Mésseder e Isabel Ramalhete; "A Cavalo no Tempo", "O Dragão" e "O Planeta Azul" de Luísa Ducla Soares; "A Fada Oriana" e "O Rapaz de Bronze" de Sophia de Mello B. Andresen; "A Bela e o Monstro" De Jeanne-Marie Leprince de Beaumont e "O Aniversário da Infanta" de Oscar Wilde.

Para o 6.º ano, sugerimos "Robinson Crusoé" de Daniel Defoe; "Ali Babá e os Quarenta Ladrões", adaptação de António Pescada; a peça de Teatro "Os Piratas" de Manuel A. Pina; "Contos Gregos" de António Sérgio; "Ulisses" de Maria Alberta Menéres; "As Viagens de Gulliver com Escala em Portugal" e "O Rapaz e o Robô" de Luísa Ducla Soares; "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry e o "Primeiro Livro de Poesia" de Sophia de Mello B. Andresen.

Trata-se de uma oferta variada que passa por todos os géneros literários, abarcando diversos temas.

Abrir as portas do Mundo através das páginas dos livros é navegar docemente no meio das estrelas.

* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa

jn.acordoortografico@gmail.com

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