Cultura

Exame de Língua Portuguesa - 9.º ano: estar preparado é fundamental (I)

Exame de Língua Portuguesa - 9.º ano: estar preparado é fundamental (I)

Em vésperas de exame nacional de Língua Portuguesa, este espaço é, nesta e na próxima semana, dedicado a todos aqueles que irão realizar o de 9.º ano, no dia 20 de junho, uma vez que os alunos de 12.º ano já são mais experientes, esclarecendo-se algumas dúvidas, salientando-se alguns aspetos fundamentais.

Assim, em primeiro lugar, é necessário que o aluno durma pelo menos oito horas, na noite que antecede o exame, tome um bom pequeno-almoço e se sinta calmo e seguro.

Não se deve esquecer de levar o bilhete de identidade ou o cartão de cidadão, duas canetas (azuis ou pretas), para o caso de uma delas falhar e um relógio para controlar o tempo. Deve deixar tudo preparado na véspera.

Muito importante: a presença do telemóvel. O ideal é não o levar para a escola, pois terá que ficar fora da sala e ninguém se responsabiliza por ele.

Relativamente ao exame, o primeiro grupo divide-se em três partes, designadamente parte A, B e C.

Na primeira parte, avalia-se a interpretação de um texto informativo, através de um questionário de tipologia diversificada. Então, aconselha-se uma leitura atenta do texto, sublinhando a informação pertinente. Nas perguntas de ordenação, o aluno deve usar todas as letras, porque se se esquecer de uma delas, a cotação será de 0 pontos.

Nas perguntas de associação, muitas vezes, há alíneas em excesso, na coluna B; será, pois, um erro querer utilizá-las todas.

As perguntas de resposta curta pedem, tal como o nome indica, respostas curtas. O aluno não deve escrever respostas longas, pois corre o risco de perder tempo desnecessariamente, de se dispersar e de dar erros ortográficos. Regra geral, pretende-se que o aluno transcreva do texto uma palavra ou expressão e, por isso, não deve esquecer-se de colocar as aspas.

Ainda na parte A, existem perguntas de escolha múltipla. O aluno deve selecionar apenas uma opção, registando, na folha de exame, a alínea da resposta correta, de modo a não desperdiçar tempo.

Na próxima semana, dar-se-ão os últimos conselhos.

Qualquer dúvida, estaremos ao vosso dispor pelo correio eletrónico jn.acordoortografico@gmail.com.

* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico

jn.acordoortografico@gmail.com

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG