Português atual

A notícia

A notícia é um texto jornalístico que encerra um conteúdo factual. Trata-se do género fundamental do jornalismo e relata acontecimentos de interesse geral com a menor subjetividade possível. A sua redação obedece às normas dos meios de Comunicação Social.

Os requisitos básicos da escrita jornalística são os seguintes: clareza, simplicidade e exatidão, além do indispensável bom uso do português e do cumprimento das regras gramaticais. Deste modo, têm primazia os substantivos e os verbos (tempos simples em vez dos tempos compostos, a voz ativa melhor do que a voz passiva), limitando-se a utilização dos adjetivos ao estritamente necessário.

A estrutura da notícia na rádio e na televisão apresenta algumas diferenças, resultantes da especificidade da linguagem audiovisual. Por exemplo, a redundância informativa é um defeito na notícia impressa, mas pode ser obrigatória numa notícia radiofónica, se a duração da informação assim o exigir.

O aparecimento da informação via Internet veio introduzir novas alterações na estrutura da notícia, igualmente resultantes da linguagem específica do meio, que combina texto, som e imagem. Um dos fatores mais importantes é o hipertexto, que permite ligações a outras informações suplementares.

A estrutura clássica da notícia corresponde a uma sucessão de parágrafos curtos, cada um dos quais contendo uma unidade de informação simples, resumida na fórmula "um parágrafo, uma ideia".

O primeiro parágrafo é o lead da notícia e deve responder a cinco perguntas fundamentais: Quem? O quê? Onde? Quando? Porquê?

Nos parágrafos seguintes são acrescentados pormenores, por ordem decrescente de importância. Este tipo de organização da informação recebeu o nome de "pirâmide invertida".

O modelo da pirâmide invertida foi desenvolvido e aperfeiçoado pelas agências noticiosas, que ainda hoje o aplicam.

* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa

jn.acordoortografico@gmail.com

Português atual