Cultura

Cesário Verde, o pintor de palavras

Cesário Verde, o pintor de palavras

Cesário Verde é simultaneamente naturalista e parnasiano. Identificou a visão plástica, de aguarela, com a visão do poeta, fiel à estética do naturalismo, mas não obedece às regras absolutas da objetividade.

Segundo Adolfo Casais Monteiro, não há «reprodução», mas «recriação». Efetivamente, Cesário Verde invoca a realidade de maneiras diferentes, de uma forma subjetiva. A sua poesia é a do quotidiano e a dos sentidos, debruçando-se na profundidade e na intimidade dos seus elementos mais vulgares, pintando quadros por letras, por sinais. As pessoas e as coisas mais humildes e comuns adquirem robustez poética e surgem retratadas com o valor da sua existência.

Nas palavras de Fidelino de Figueiredo, a vida lisboeta, que teve no realismo os seus melhores romancistas, iria ter em Cesário Verde o seu poeta.

Jacinto do Prado Coelho classifica-o de pintor de atmosferas que combina num estilo irrequieto análise e comoção, realismo e sonho. Segundo este crítico literário, Cesário Verde é o poeta da cidade, um dos maiores em qualquer tempo e em qualquer língua, por isso mesmo que genuíno, original, profundamente renovador, quer ao descrever os quadros e os tipos citadinos, quer ao denunciar, em sóbrias palavras, as atitudes subjetivas provocadas pela vida exterior (...) Escrever bem era em Cesário ver bem, selecionar e dosear as impressões, realçar as linhas e os volumes, o agradável e o acerbo, o nobre e o corriqueiro, o imaginado e o visto por meio de alternâncias e contrastes premeditados que imitam o desfile descontínuo e o regresso obsessivo das ideias fortuitas (...) vivia em grande parte pelos sentidos ... na cidade como no campo.

Trata-se, pois, de um poeta que vale a pena ler não só pela capacidade de representar o real, mas de o suplantar, através da transfiguração da realidade dada a conhecer através de um olhar seletivo e, por isso, subjetivo.

* Professora de Português e formadora para a área da língua portuguesa

jn.acordoortografico@gmail.com