Cultura

Livros para as férias: algumas sugestões para os mais novos - 2.º Ciclo

Livros para as férias: algumas sugestões para os mais novos - 2.º Ciclo

Através da leitura temos oportunidade de estar na pele de outras pessoas e de sentir coisas que não fazem parte da nossa vida, mas que no momento em que lemos conseguimos perceber como é. E isso faz-nos ser mais humanos. Na leitura e na escrita encontramo-nos todos naquilo que temos de mais humano. José Luís Peixoto, in "Diário de Notícias" (2003)

Na semana passada, salientamos o valor incalculável da leitura no desenvolvimento da criança e sugerimos alguns livros para as férias aos meninos do 1.º Ciclo.

Como a progressão é o princípio fundamental, no 2.º Ciclo o grau de complexidade da leitura é ligeiramente superior e, por isso, as sugestões terão em conta essa perspetiva.

Assim, tendo por base as metas curriculares de Português, para o 5.º ano existem alguns livros que, certamente, despertarão o prazer de ler.

De Sophia de Mello Breyner Andresen, "A Fada Oriana" ou "O Rapaz de Bronze" são contos intemporais que contribuirão para a educação literária dos mais novos.

As "Fábulas" de La Fontaine ou as "Fábulas" de Esopo são também uma boa escolha. "O Príncipe Nabo", de Ilse Losa, ou "A Vida Mágica da Sementinha" podem ser uma boa opção de leitura de férias.

No caso do texto poético, sugerimos "O Limpa-Palavras e outros Poemas", de Álvaro Magalhães, ou "A Cavalo no Tempo", de Luísa Ducla Soares.

Relativamente ao 6.º ano, recomendamos "Rosa, minha Irmã Rosa", de Alice Vieira e "Ulisses", de Maria Alberta Menéres.

Os "Contos de Grimm", dos Irmãos Grimm, são sempre do agrado dos mais novos, assim como as "Lendas", de Gentil Marques

Para dramatização, atividade enriquecedora para o tempo de férias, temos a peça de Manuel António Pina, "Os Piratas".

No caso do texto poético, um bom livro é o "Primeiro Livro de Poesia", de Sophia de Mello Breyner Andresen.

É, pois, essencial que os pais ou os encarregados de educação se envolvam neste processo de promoção da leitura. Fazê-lo no tempo de férias poderá ser a melhor forma de passar o tempo, contribuindo para o sucesso das crianças.

Na próxima semana, daremos conta de algumas sugestões de leitura para o 3.º Ciclo.

* Professora de Português e formadora do acordo ortográfico

jn.acordoortografico@gmail.com