Cultura

O mais chique areal de Portugal

O mais chique areal de Portugal

A praia da Quinta do Lago, no concelho de Loulé, Algarve, é certamente a mais badalada de Portugal. Os seus encantos não se cingem à beleza natural da Ria Formosa ou ao extenso areal limpo de rochas. A praia da Quinta do Lago representa muito mais. Frequentá-la, é sinónimo de estatuto e bom gosto.

Localizada num dos empreendimentos turísticos mais luxuosos de toda a Europa, a Quinta do Lago, o acesso à praia é distinto e representa mais um recorde - apenas europeu - para o país. É feito através de uma ponte em madeira com mais de 600 metros de comprimento, perfeitamente enquadrado no meio, Ria Formosa, que se eleva sobre os esteiros da ria.

No estio, a ponte em madeira é diariamente pisada pelos delicados pezinhos da elite empresarial, da alta finança, e classes política e aristocrática, que se misturam com a plebe, irmanados e rendidos aos gratuitos prazeres do Verão e à biodiversidade da ria.

Situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, em zona altamente protegida e de grande sensibilidade paisagística, a Praia da Quinta do Lago permite aos veraneantes a observação de um conjunto de espécies animais, tais como a poupa, os patos-reais, os galeirões e a galinha-sultana. Os mais atentos podem descobrir caimões e camaleões. Para observar a avifauna local foram construídos dois trilhos pedestres demarcados.

A praia de areia fina e dourada proporciona longas horas de sol, o clima ameno e as temperaturas médias da água do mar na ordem de 23 graus centígrados proporcionam condições excelentes para banhos e prática de desportos náuticos.

Bernardo Reino, mais conhecido por Gigi, é o proprietário do restaurante mais famoso do Algarve. Os preços da ementa pedem meças às altas cilindradas das viaturas que rumam à Quinta do Lago, mas isso é apenas um pormenor para quem quer ser visto a almoçar ao lado de gente famosa. Obrigatório fazer reserva de mesa, caso contrário terá de esperar muito tempo.

Pinto Balsemão, Vasco Pereira Coutinho, Miguel Horta e Costa e George Michael são visitas assíduas da casa que vendia pastéis e sandes e que Gigi, com mestria, transformou em local de culto.

ver mais vídeos