O Jogo ao Vivo

Cultura

Ex-Genesis Steve Hackett no Gouveia Art Rock

Ex-Genesis Steve Hackett no Gouveia Art Rock

Começa hoje o único festival dedicado à música progressiva em Portugal. Desta vez, o Gouveia Art Rock tem Steve Hackett, ex-guitarrista dos Genesis, como cabeça de cartaz, que, durante dois dias, vai levar ao Teatro-Cine local oito concertos, que já estão praticamente esgotados, de grupos do Japão, Suécia, França, Canadá, Hungria e Inglaterra.

O festival começa à tarde, com os nipónicos Electric Asturias, antes da improvisação jazzística misturada com hard rock dos franceses Mörglbl. Segue-se a Mats & Morgan Band, que vai invocar Frank Zappa, a escola de Canterbury e o movimento Rock-in-Opposition. A noite começa com versões ao piano dos Genesis pelo canadiano David Myers e termina com os húngaros After Crying, que funde a música tradicional do seu país com o vanguardismo de Zappa e King Crimson.

Para amanhã, estão reservados os "pratos fortes" da oitava edição do festival, a começar pelos exuberantes Tours Dehors (França). Do outro lado da Mancha, vêm The Enid, com um progressivo de síntese entre o sinfónico, o espacial e o neo-clássico. O festival termina em grande, com o projecto acústico de Steve Hackett, que volta a Portugal 22 anos depois da actuação anterior.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG