Sugestões

Vinhos: Histórias que se contam à mesa

Vinhos: Histórias que se contam à mesa

As novas propostas dos vinhos alentejanos nascidos na Ravasqueira

São três mil hectares que nos permitem criar vinhos num terroir único, enquanto na adega e na vinha se fazem as escolhas que dão origem a vinhos distintos entre si, e da restante oferta nacional. É um Alentejo diferente que se revela na Ravasqueira desde 1943, ano em que a família José de Mello adquiriu o monte. Desde então, muita história e muitas pessoas passaram por ali, mas é na década de 90 que o sonho do vinho ganha forma com a plantação das primeiras vinhas.

Destaco dois vinhos especiais aqui nascidos: o Ravasqueira Reserva da Família e o Guarda Rios.

Se o primeiro reflete a identidade deste projeto, o segundo é fruto do trabalho e desejo de aceder a novas propostas da Ravasqueira.

Ravasqueira Reserva da Família | Branco | 2018 | PVP.: 15€

O Reserva da Família Branco reflete o caráter especial que as castas viognier e alvarinho assumem no terroir da Ravasqueira, um blend de duas castas opostas em perfil, fermentadas isoladamente e com estágio de cinco meses em barricas de carvalho-francês. A cor amarela com laivos esverdeados, a grande mineralidade e as notas de citrinos maduros bem marcadas são o seu bilhete de identidade. Na prova apresenta uma untuosidade reflexo do estágio sobre as borras. Um vinho complexo cheio de harmonia e elevação, de largo espetro gastronómico.

Guarda Rios | Tinto | 2019 | PVP.: 9,99€

O Guarda Rios é frescura, exuberância e intensidade de aromas e sabores. Fermentou em cubas de inox e estagiou parcialmente em barricas de carvalho-francês e resulta de um mix de castas típicas da região - aragonês, trincadeira, alicante-bouschet - e internacionais, como o syrah. Na prova, apresenta fruta fresca como ameixas e amoras, e um perfil harmonioso, elegante e gastronómico. Ideal para acompanhar o dia a dia à mesa.

PARA A SEGUNDA SÉRIE DESTA RUBRICA, O JN DESAFIA OS PRODUTORES A APRESENTAREM OS SEUS VINHOS

Outras Notícias