Música

Holanda ganhou a Eurovisão com voto português

Holanda ganhou a Eurovisão com voto português

A Holanda ganhou a Eurovisão da canção. A musica de Duncan Laurence tinha sido a mais votada pelo júri português.

Com 492 pontos, a Holanda venceu a Eurovisão da Canção, este sábado à noite, na cidade de Telavive, em Israel. Entre os 41 países que chegaram a final, o júri português, composto por profissionais, atribuiu o máximo de 12 pontos à música de Duncan Laurence, "Arcade". Em último lugar, ficou o Reino Unido apenas 16 pontos. Itália e Russia foram os segundos e terceiros mais votados.

Portugal foi o primeiro país a anunciar a quem o júri luso deu os preciosos pontos. Pela voz de Inês Lopes Gonçalves, que vestia uma camisola com a cara de Conan Osiris, ficamos a saber que o júri deu os dez pontos, correspondentes à segunda votação, à República Checa e oito ao Azerbaijão.

A votação do público foi determinante para a vitória da Holanda que passou do terceiro lugar ao primeiro.

Apesar da música "Telemóveis", de Conan Osiris, não ter ficado entre os finalistas da competição, a Eurovisão acabou por ter uma presença "quase" portuguesa. Madonna, que vive há três anos em Lisboa foi uma das convidadas de honra do evento e cantou o tema Future, do seu mais recente álbum Madame X.

Esta foi a nona vez que Portugal não marcou presença na final do Festival Eurovisão da Canção: entre 2004 e 2007, inclusive, e em 2011, 2012, 2014 e 2015.

Outras Notícias

Outros Conteúdos GMG