Internet

"A Wikipédia não é uma anarquia", diz cofundador Jimmy Wales

"A Wikipédia não é uma anarquia", diz cofundador Jimmy Wales

O ritmo infernal da vida de Jimmy Walles - dividida entre conferências em todo o Mundo e a administração da Wikipédia - não atrapalha a sua proverbial boa disposição. Capaz de resistir até a provocações, como a alusão ao facto de a sua conta bancária não ser condizente com a popularidade da enciclopédia online que ajudou a criar no início do milénio. Minutos depois de ter participado numa conferência na Casa da Música, promovida pela Porto Business School, Wales falou ao JN sobre o crescimento imparável do projeto da sua vida.

Como é que o fundador de um dos sites mais populares do Mundo não é multimilionário?

É preciso entender que a essência da Wikipédia se baseia no voluntariado. De qualquer forma, ganho bastante dinheiro e aproveito a vida ao máximo. É estranho que a nossa sociedade seja tão direcionada para a componente material. Sei perfeitamente que muitos banqueiros ganham mais dinheiro do que eu, mas, em compensação, não tenho dúvidas de que levam uma vida muito mais aborrecida do que a minha...

As conferências permitem-lhe angariar essas verbas que a Wikipédia não traz?

Não nego que a componente financeira é importante, claro, mas tão ou mais decisiva é a possibilidade de contactar com gente de outras paragens e culturas.

Leia mais na edição e-paper ou na edição impressa