Artes/Etc

Clube Fenianos celebra ligação histórica ao Teatro Experimental do Porto

Clube Fenianos celebra ligação histórica ao Teatro Experimental do Porto

O Clube Fenianos Portuenses vai voltar a acolher o Teatro Experimental do Porto (TEP), no sábado e no domingo, para celebrar a "ligação histórica existente entre ambos", explicou hoje vice-presidente do clube, Vítor Tito.

"Durante todo o [próximo] fim de semana, o clube vai ser um museu com exposições e múltiplas atividades. A nossa sala de teatro vai ser ocupada pelo TEP, onde durante estes dois dias vai contar a sua história e a ligação umbilical que tem com o clube", declarou Vítor Tito à agência Lusa.

Integrado no roteiro do Open House Porto, que decorre durante o fim de semana, o Clube Fenianos vai acolher a companhia de teatro mais antiga em atuação em Portugal e homenagear António Pedro, artista multifacetado, que dirigiu o primeiro espetáculo do TEP, em 1953.

"Vamos propor que a sala de teatro do clube, a que chamamos de 'teatrinho', se passe a chamar António Pedro, em homenagem ao papel relevante que teve na história do teatro em Portugal", revelou Vítor Tito.

O Clube Fenianos Portuenses vai receber também um conjunto de atividades culturais ao nível das artes, da música e do teatro, assim como uma exposição do Clube Carnavalesco Fenianos Portuenses e uma exposição sobre o empréstimo obrigacionista, que "foi o primeiro a ser pedido em Portugal".

Vítor Tito revelou ainda que o objetivo da direção do clube é "acolher o espólio do teatro" e assim "estreitar a ligação que existe com o TEP e recuperar a sua história, que é a história do teatro português".

O Open House Porto, que decorre no sábado e no domingo nas cidades do Porto, Vila Nova de Gaia e Matosinhos, vai abrir ao público 65 espaços.