Ministério

Concursos de apoio ao cinema já abriram

Concursos de apoio ao cinema já abriram

Já se encontram abertos o concursos de 2019 de apoio ao cinema e audiovisual, com cerca de 20 milhões de euros a repartir por vários programas, anunciou o Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA). A verba disponível representa um reforço de 1,7 milhões de euros em comparação com 2018.

Os concursos incluem programas de apoio a Novos Talentos e Primeiras Obras, Cinema, Audiovisual e Multimédia, Exibição em Festivais e Circuitos Alternativos, Internacionalização e ainda o apoio Ad Hoc, criado em 2018 para apoiar projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor do cinema e do audiovisual, fora do âmbito dos habituais programas e medidas de apoio.

Estão também incluídos os protocolos de coprodução internacional que, pela primeira vez, juntam a Alemanha ao leque de acordos já existentes com o Brasil, França e Itália.

Na declaração anual de prioridades, documento em que o ICA define o investimento anual a efetuar em cada área, há a destacar abertura do concurso de longa-metragem de animação, no montante de 1.000.000 de euros, e, no âmbito do apoio à exibição cinematográfica, a abertura do concurso plurianual de apoio à exibição em circuitos alternativos com uma verba de 220.000 de euros, a distribuir por dois anos.

No âmbito do apoio à exibição cinematográfica, é aberto o concurso plurianual de apoio à exibição em circuitos alternativos com uma verba de 220.000 euros, a distribuir por dois anos.

Toda a informação sobre os concursos está disponível no site do ICA.