Sugestões

Criadores de vinhos brancos...

Criadores de vinhos brancos...

Dois brancos com raça e identidade, que não nos deixam indiferentes

Na cultura do vinho em Portugal, o vinho branco é mais recente, e na verdade o seu consumo também. Não estou com isto a dizer que não se produzia brancos em Portugal - todos conhecemos os arintos de Bucelas e os brancos talha-, apenas refiro que éramos mais afamados e consumíamos mais os licorosos e os vinhos tintos.

Estes novos criadores de brancos vem em todas as formas, mas existem uns criadores com raça, que encontraram a sua identidade neste mundo dos vinhos brancos e nos honraram com eles.
A minha sugestão são dois brancos com muita identidade, já que os seus criadores não nos deixam ficar indiferentes.

ALENTO RESERVA BRANCO | 2016 | PVP: 9,98€

Luís Louro é o energético produtor e enólogo deste branco de Estremoz. Conhecendo Luís Louro, sabemos que nada foi deixado ao acaso. Quando fala deste branco, afirma, sem papas na língua: "As uvas são colhidas cedo, queremos todo o power da acidez, quero lá saber do aroma". O Alento Reserva Branco fermentou e estagiou em barricas neutras a baixa temperatura.

É um branco texturado, rijo e rico de volume. Um Alentejo fresco e mineral! Pensaríamos que seria estranho ou quase impossível, mas não é.

GRANITO CRU ALVARINHO | 2016 | PVP: 19,50€

Luís Seabra, enólogo de referência responsável durante muitos anos pelos vinhos da Nieeport, criou há uns anos o seu projeto pessoal de produção de vinhos, no Douro, Vinhos Verdes e Dão. Luís Seabra é o criador deste Alvarinho que tanto me impressiona. Puro, sem tramas, despido de artimanhas enológicas é o criador. E o vinho também o é.

Vinho onde se respira a mineralidade do granito e se sente a dureza da pedra. Rústico mas polido pelos tonéis de madeira onde fermenta e estagia, vinho natural, sem que lhe chamem natural... e assim, é ainda melhor.

Todos os domingos, na edição impressa do JN, damos-lhe sugestões de vinho.

Imobusiness