literatura

Editora online está a publicar um livro por dia

Editora online está a publicar um livro por dia

A Bubok.Pt, a primeira livraria online que edita qualquer livro sem encargos para o autor, está a tornar-se num caso de êxito. Lançada em Junho em Portugal, publicou, em média, um livro por dia durante o mês de Agosto.

Trata-se de "um serviço simples de auto-publicação online que permite a qualquer pessoa a oportunidade de publicar e divulgar gratuitamente as suas obras, como livro de papel (através da tecnologia print-on-demand) e em formato digital (como e-book)", lê-se no comunicado enviado à Lusa por um dos elementos da nova editora, Alexandre Lemos.

"Cada escritor decide o formato da sua obra, se quer vendê-la e a que preço pretende fazê-lo, recebe 80% do lucro das vendas e o controlo de todo o processo editorial", indica o documento.

A Bubok encarrega-se da cobrança e envio dos livros aos leitores e de encaminhar mensalmente os rendimentos dos livros aos respectivos autores. Há dois meses a operar em Portugal - depois do sucesso obtido em Espanha, onde funciona desde Abril do ano passado - a Bubok.Pt (www.bubok.pt ) tem sido exclusivamente promovida junto dos bloggers e das redes sociais Facebook e Twitter, contando já com mais de um milhar de seguidores.

"Com base nos índices de crescimento da comunidade Bubok em Espanha, acreditamos que este é apenas o primeiro patamar para a criação de uma comunidade de autores/leitores atentos às publicações dos seus pares e críticos na construção de um novo contexto para a edição de livros baseado na auto-publicação - o tão citado 'Do It Yourself'", afirma o responsável da Bubok. Pt.

Num futuro próximo poderá passar por aqui uma eventual saída para a tão falada crise no sector livreiro. É que, bem vistas sa coisas, nunca foi tão fácil publicar um livro.

ver mais vídeos