Premium

Livraria Lello lança OPA sobre "Os Lusíadas" e primeiro"Harry Potter"

Livraria Lello lança OPA sobre "Os Lusíadas" e primeiro"Harry Potter"

Proprietários das edições inaugurais desafiados a venderem obras. Valor pode atingir 250 mil euros. Candidatura a Património da Humanidade avança.

É um "alerta geral" dirigido a todos os detentores de uma das mais disputadas obras do mundo dos livros: a Livraria Lello, no Porto, vai anunciar hoje o lançamento de uma OPA (Oferta Pública de Aquisição) no valor de 250 mil euros sobre um volume da primeira edição de "Os Lusíadas", datada de 1572. A livraria portuense já possui edições em inglês e francês, mas pretende agora uma no idioma original do livro mais significativo da portugalidade.

De acordo com o levantamento feito pela livraria, "haverá uma dúzia" de exemplares que preenchem esses requisitos. Um desses livros é pertença do Ateneu Comercial do Porto. Em 2014, foi noticiado que a secular instituição chegou a ponderar a venda do mítico exemplar para poder saldar dívidas, mas terá conseguido entretanto solucionar a questão. Uma das medidas que evitaram esse desfecho foi a venda de edições fac-similadas da raridade de 1572, por 720 euros.

ver mais vídeos