Cultura

Mind Da Gap regressam aos discos com "Essência"

Mind Da Gap regressam aos discos com "Essência"

Depois de uma pausa de quatro anos, os portuenses Mind Da Gap trazem-nos o seu quinto álbum de estúdio, que conta, como é habitual, com a produção de Serial e com os MCs Ace e Presto. "Essência" acrescenta nova página na história do hip-hop português.

O trio lança um álbum que segue uma direcção diferente do anterior, pois é revelador da verdadeira essência do grupo. Para Ace, este é o melhor disco dos Mind Da Gap, talvez por ser o resultado de uma vontade enorme de voltar ao estúdio para escrever letras e compor instrumentais. É um autêntico regresso às origens e, simultaneamente, um ponto de partida para a partilha de uma visão social, bem vincada nas letras, que são directas e que abordam qualquer tema - música, política ou, até, religião - com uma honestidade desarmante. Há, indubitavelmente, influências do "cinzentismo que se vive nos dias de hoje", como menciona Ace. Os responsáveis pelas rimas confirmam que, neste disco, é possível encontrar temas muito diversos: há um lado mais festivo, mas também um introspectivo, representado no tema-título do disco. O último é de cariz autobiográfico.

O futuro de um grupo que se orgulha do que é, que sabe o que está a fazer e que continua a surpreender é prometedor. O seu sucesso resulta disso e ainda do prazer tirado pelo desafio de fazer música. Em "Essência", a sagacidade da escrita é complementada pelo brilhantismo das batidas e o objectivo é simplificar tudo o que os rodeia e influencia. O CD compila essa verdade.

ver mais vídeos