Sugestões

Mulheres e amizade, no vinho e negócios

Mulheres e amizade, no vinho e negócios

Foi ali, num grupo maioritariamente masculino, numa formação com nome estrangeiro, "wine business management", que nos cruzámos, eu, a Sofia e a Filipa. Cada uma de uma região, Verdes, Alentejo e Douro. Mulheres que a certa altura abraçaram o negócio do vinho. "Foi culpa da família". E ainda bem, é poético e apaixonante dar continuidade a um legado familiar, seguir uma tradição, viver o nome que almejamos que atravesse gerações, construir tendências, brindar aos sucessos e partilhar sofrimento.

Aqui sofre-se, há muito de sangue, suor e lágrimas, e mesmo assim não esmorecemos. Somos lutadoras, somos empresárias, somos produtoras de vinhos de excelência. Temos a biologia a nosso favor, e além de um palato e nariz mais apurados para o vinho, temos também a sensibilidade que o negócio precisa. Tudo é delicado como um bago de uva que precisa de cuidado, de atenção, de resiliência, de respeito e, sobretudo, de muito amor. E assim somos nós, cuidadoras por natureza, mulheres, amigas que se encontraram e, tal como num cacho de uvas, todos os bagos importam e se mantêm unidos.

Nota: este artigo não pretende causar desconforto sexista. É apenas um manifesto emocional.

Quinta do Couquinho Reserva | 2015 | PVP: 26,70 €

Um "blend" de Touriga Nacional, Touriga Franca e Sousão, provenientes de vinhas velhas, é um vinho com uma complexidade extraordinária que nos enche a alma de sensações. De excelente estrutura, é ideal para acompanhar refeições mais "fortes": queijos intensos, enchidos, pratos de caça, mas é em si uma refeição de fruta onde se identificam amoras, mirtilo e framboesa e ainda chocolate negro.

Rovisco Garcia Branco | 2017 | PVP: 6,15 €

Vinha plantada em solos argilo-calcários numa ligeira encosta exposta a sul, tem um aroma fresco e intenso, destacando-se os frutos cítricos e maduros, com um ligeiro toque mineral e notas tostadas. Apresenta-se elegante e untuoso na boca, com uma acidez equilibrada, denotando a presença de fruta. Final muito intenso e persistente.

Todos os domingos, na edição impressa do JN, damos-lhe sugestões de vinho.

ver mais vídeos