O Jogo ao Vivo

Passos Manuel

Novo EP e espetáculo especial dos Best Youth no Porto

Novo EP e espetáculo especial dos Best Youth no Porto

Os Best Youth estão a preparar um espetáculo especial para apresentar na noite de São Valentim.

Ed e Catarina criaram um alinhamento que viaja pelos seus discos, com algumas surpresas, e convidam o público a namorar ao som das suas canções.

O concerto será em formato duo, à semelhança da digressão "Demo Tapes II", que encheu todas as salas por onde passou, e marca o regresso da banda aos palcos do Porto, agora com "Valentine"s Night".

Novo EP "Demo Tapes II"

A banda publicou também o novo EP, "Demo Tapes II". São cinco temas gravados numa breve pausa entre os concertos da 2.ª edição da Demo Tapes Tour que, no final do ano passado, levou a dupla a percorrer o país de norte a sul. A essência intimista dos concertos, que brinda o público com versões mais despidas e permite à banda partilhar as histórias por detrás de cada tema.

Sucesso com "Cherry Domino"

"Tentamos que as músicas sirvam de suporte emocional às pessoas". É este o conceito base do mais recente LP da banda portuense Best Youth. "Cherry Domino"chegou em 2018, três anos depois do primeiro disco de longa duração, "Highway Moon".

O trabalho de Catarina Salinas e Ed Rocha Gonçalves "não é muito objetivo, nem muito fechado", afirma a dupla, em entrevista ao JN. "Este disco é um conjunto de desabafos emocionais". Para os concertos de apresentação "há um foco diferente: pela primeira vez, temos uma formação com cinco elementos, que faz do nosso concerto algo maior", conta Ed Rocha Gonçalves .

Todos os projetos dos Best Youth resultam do trabalho em equipa. "A composição é feita para a Catarina e pensada para a Catarina. É um processo conjunto desde o início", explica.

"Versão reduzida" de como tudo começou: Catarina e Ed conhecem-se há tempo suficiente para justificar a cumplicidade. Todos os anos, as famílias de ambos passavam férias no Algarve. Era inevitável. "Somos fruto do verão", brinca Catarina. "A ligação musical chega anos mais tarde".

Começa no projeto de um bar no Porto que "tinha umas jam sessions para o público". Nessa altura, Rocha Gonçalves já integrara várias bandas de garagem. Mas numa noite temática dedicada às "divas" da música, foi abandonado pelos companheiros que não quiseram participar naquele espetáculo. Uma amiga em comum sugeriu então ligar a Catarina Salinas, que apesar de só "cantar no chuveiro" decidiu "experimentar". Daí viria a nascer o projeto em comum "Genius Loki", que durou até 2006. "Terminou por vicissitudes da vida", remata Catarina.

Em 2011, Ed quis gravar um disco a solo. Volta a convidar Catarina e logo decidem ter "uma banda outra vez". Recomeça aí a ligação profissional e nascem os Best Youth. "Enquanto o pessoal curtir e continuar a dar-nos ânimo, nós estamos aqui", conclui Catarina.