Cultura

Silence 4 de regresso após vocalista vencer cancro

Silence 4 de regresso após vocalista vencer cancro

Os portugueses Silence 4 regressam aos palcos em 2014, mais de dez anos depois dos últimos concertos, para celebrar êxitos antigos e assinalar a recuperação de saúde da cantora Sofia Lisboa, que sobreviveu a uma leucemia.

A banda de Leiria anunciou que irá reunir-se para dois concertos - a 29 de março no Multiusos de Guimarães e a 5 de abril no Meo Arena, em Lisboa - que estão associados à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC).

A reunião de David Fonseca, Sofia Lisboa, Rui Costa e Tozé Pedrosa, 13 anos depois dos concertos de despedida, acontece a convite da cantora do grupo, depois de ter sobrevivido a uma leucemia.

"Convidar o David, o Tozé e o Rui para este reencontro é celebrar a vida, contribuir com gratidão para esta causa e cumprir a promessa silenciosa que fiz aos meus companheiros de luta", afirmou Sofia Lisboa no comunicado conjunto da banda.

"Com este reencontro ajudamos a LPCC, mas queremos relembrar que ajudar também é gratuito. Dar sangue e medula é muito mais que ajudar, é dar vida e isso não tem preço", sublinhou a cantora.

Os dois concertos são apelidados de "Songbook 2014", para revisitar as canções que a banda compôs para os dois álbuns de estúdio editados: "Silence Becomes It" (1998) e "Only Pain is Real" (2000).

O primeiro álbum rendeu-lhes mais de 240 mil exemplares vendidos (seis platinas) - um feito que hoje praticamente quase nenhum artista português consegue atingir - uma grande exposição e pressão mediáticas e dezenas de concertos pelo país, como por exemplo o encerramento da Expo'9, em Lisboa.

Os Silence 4 escreveram sucessos como "Borrow", "My friends", "To give" e "Only pain is real", aos quais se junta a versão acústica de "A little respect", dos Erasure, a música que os tinha tornado conhecidos durante os anos 1990.

Em dezembro de 2000 deram dois concertos, considerados de despedida, nos coliseus de Lisboa e do Porto, editados depois em CD e DVD.

Em 2003, o baixista Rui Costa saiu da banda e David Fonseca iniciou o percurso a solo com o álbum "Sing me something new".

Nessa altura, já o baterista Tozé Pedrosa se dedicava ao ensino, Rui Costa manteve-se na música como instrumentista e produtor e Sofia Lisboa participoua em alguns projetos musicais.

ver mais vídeos