Exposição

Única obra de Leonardo Da Vinci em Portugal exposta hoje no Porto

Única obra de Leonardo Da Vinci em Portugal exposta hoje no Porto

"É um enorme orgulho e privilégio". É desta maneira que muitos estudantes da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) celebram, esta quinta-feira, o 500º aniversário de Leonardo Da Vinci, com uma exposição única do desenho "Rapariga lavando os pés a uma criança".

A obra, exposta no Pavilhão de Exposições da faculdade, poderá ser vista apenas no dia de hoje, até às 20 horas da noite, devido à sua "antiguidade" e "características" da única obra do mestre italiano em Portugal, adiantou Luís Pinto Nunes, diretor do Museu FBAUP.

A mostra contêm, paralelamente, alguma documentação bibliográfica sobre o desenho, como escritos e catálogos de especialistas em Desenho Antigo, que vão permitir ao público perceber o historial, a cronologia e outras questões relacionadas com o desenho de Da Vinci.

Joana Cadeco, estudante de Design da faculdade, confessa que é "um orgulho e mérito ter a oportunidade de ver uma obra histórica". O mesmo acha Diana Ribeiro, aluna do mesmo curso, acrescentando que "é a única escola em Portugal que tem uma obra de Leonardo Da Vinci" e que foi "um privilégio enorme saber que tinha sido no Porto e na faculdade [Belas-Artes]".

A obra do mestre italiano foi apresentado, pela primeira vez ao público, em 1962 na Escola Superior de Belas Artes do Porto, na exposição "Desenhos Sécs. XVI a XIX", sob o nome de outro autor: Raffaellino da Reggio. Passado três anos, em 1965, o historiador de arte britânico Philip Pouncey apurou a verdadeira autoria do desenho e a descoberta foi publicada na revista "Apollo", em 1978.

"Rapariga lavando os pés a uma criança" segue agora viagem ao Museu do Louvre, um dos mais visitados do mundo. A exposição terá início a 24 de outubro e reunirá as grandes obras de Da Vinci dedicada ao aniversário da morte do mestre renascentista.