Cultura

Vai rumar ao Sul? Então não perca o nosso guia

Vai rumar ao Sul? Então não perca o nosso guia

Sem desprimor para as restantes regiões do país, recheadas de locais de excelência, até ao final do verão todos os caminhos vão dar ao Sul, destino de férias predileto de milhões de portugueses e não só. Razões suficientes para que leia este "menu" cultural com eventos para todas as idades e todos os gostos.

Dos concertos às peças de teatro, passando por clubes noturnos e festivais, o que não falta são sugestões para o leitor poder completar o seu roteiro e usufruir da melhor forma as suas férias. Até porque, por muito tentadores que sejam o sol, a praia e a piscina, há sempre tempo para incluir outras formas de fruição nas férias.

FARO

As maiores atrações do verão passam sempre por Faro. Entre os próximos dias 20 e 23, no Vale das Almas, inicia-se a 36.ª edição da Concentração Internacional de Motos de Faro, que contará com a presença de bandas e artistas como The Gift, Rita Guerra e UHF. O mês em curso também oferece a 26.ª Feira da Serra de São Brás de Alporel, entre 27 e 30, onde irão ser recebidos artistas como David Carreira, Cuca Roseta, João Pedro Pais e Roberto Leal.

Castro Marim receberá também o cantor Mickael Carreira (foto) no dia 15 de agosto. Se lhe apetecer um registo diferente, não poderá faltar à peça de teatro "39 degraus", nos dia 25 e 26 de agosto, com Rita Pereira, João Didelet e Martinho Silva, no Teatro das Figuras, em Faro.

TAVIRA

Se a sua estadia se prolongar pelos lados da Ria Formosa, não faltarão opções por toda a costa. No Parque do Palácio da Galeria, em Tavira, poderá assistir ao concerto de Salvador Sobral, no dia 21, como poderá também ouvir o novo álbum da portuguesa Aurea, no dia 8 de agosto. Tavira irá receber a fadista Carminho, a 13 de agosto. Se quiser optar pela vida noturna do Algarve, então não esqueça o regresso de Mastiksoul ao solo algarvio, no dia 25, no Echo, clube noturno com uma programação bastante diversificada nesta época.

PORTIMÃO

Se quiser vivenciar uma noite mais nostálgica, porque não assistir ao concerto do grupo Ala dos Namorados, na Alameda da República, já neste sábado? O grupo musical português, formado em 1992, irá proporcionar um concerto ao ar livre, com entrada gratuita, num evento para toda a família. Ainda em Portimão, caso fique até agosto, poderá puxar a brasa ao seu estilo musical no Festival da Sardinha, que decorrerá entre os dias 2 e 8, e que contará com a presença de artistas como Aurea, Átoa, João Só e Cuca Roseta.

OLHÃO

Conhecido pela arquitetura cubista, Olhão tem na gastronomia outros dos seus maiores atrativos. O leitor poderá experienciar isso mesmo no Festival do Marisco, com a companhia de artistas de Tony Carreira, Ritchie Campbell, D.A.M.A., Diogo Piçarra, Nelson Freitas e Seu Jorge, onde o conhecido artista brasileiro fechará o recheado cartaz. Se será mais recheado que o marisco que vai ter à sua frente, deixamos essa decisão para os nossos leitores. O festival tem início no dia 10 de agosto e termina no dia 15.

LAGOA

Historicamente, Lagoa pode dever a sua criação ao rei D. José I, mas nos dias que correm o pequeno concelho deve grande parte da fama à Fatacil. Considerado por muitos como a maior feira generalista do Algarve, durante 10 dias, o Parque Municipal de Feiras e Exposições é o ponto de encontro para muitas dezenas de milhares de visitantes que poderão assistir, este ano, aos concertos de Agir, GNR, Dengaz, Matias Damásio, Quim Barreiros e Xutos & Pontapés. Quem não se contentar apenas com a música, encontra no artesanato e na gastronomia companhias indispensáveis para uma diversidade garantida. O período da feira está marcada entre 18 e 27 de agosto.

PORTALEGRE

Se o seu roteiro se estender pela região do Alentejo, não faltarão atrações naturais combinadas com uma mescla de sol, calor e um ritmo compassado. Mas a juntar a este cenário recheado de história e memórias, porque não compreendê-la e apreciá-la ao som do fado de Ana Moura (foto), a 12 de agosto, na vila de Nisa? A edição deste ano da Feira de Nisa, entre os dias 11 e 14 de agosto, contará também com a presença de David Carreira. Mas não é só de música que vive o Alentejo: na mesma semana de agosto, poderá assistir, em Marvão, à 5.ª edição do Festival Internacional de Cinema, onde filmes e documentários independentes relacionados com o ambiente tomarão o protagonismo, num festival para toda a família.

ÉVORA

A cidade de Évora também não fica atrás, trazendo ao seu público os concertos de Carminho, no dia 21, Jorge Palma, no dia 22, os Black Mamba, a 28, ou, se preferir, a cantora Luísa Sobral, a 17 de agosto. Opções não faltam!