Sugestões

Vinhos: Celebrar a amizade

Um grande tinto duriense e um vinho verde ímpar da sub-região do Sousa

Ao longo da nossa vida vamos conhecendo pessoas em diversos momentos, sejam momentos de convívio ou trabalho. Quem vive do vinho e/ou para o vinho tem a particular felicidade de associar os momentos de trabalho a momentos de convívio, sendo que por vezes é extremamente difícil de perceber quando acaba um e começa outro.

E à volta do vinho vamos criando relações, conhecendo pessoas que nos marcam de alguma forma. O vinho tem esta virtude, a de unir pessoas.

Sem Igual | 2016 | Vinho branco | PVP.: 12,90€

Ao longo dos últimos anos, dois vinhos e, consequentemente, duas pessoas marcaram o meu percurso. O primeiro, o Sem Igual do João Camizão, um lote de arinto e azal da Região dos Vinhos Verdes.

Um vinho que resulta da vontade de fazer mais e melhor pela região, mostrando que os vinhos verdes também podem ser de guarda. Este vinho vem para o mercado com um prolongado estágio em garrafa, e mostra-nos como o desafio do tempo confere uma complexidade ímpar a um vinho branco da sub-região de Sousa.

Provar um Sem Igual rompe com os estereótipos e abre as mentes.

Somnium | 2015 | Douro Tinto | PVP.: 20,30 €

Por outro lado, temos o Somnium tinto, de Joana Pinhão, uma das enólogas da nova geração mais experientes do Douro.

O Somnium, é um vinho tinto de vinhas velhas da região do Douro, onde o lote de dezenas de castas se realiza harmoniosamente já na vinha. Vinhas que tiveram a oportunidade percorrer diversos acontecimentos, desde a Segunda Guerra, passando pela ida do homem à Lua, e chegando à era da inteligência artificial.

Com este vinho temos a oportunidade de conhecer essas camadas de história acumulada, algo raro e digno de grandes vinhos, e de grandes regiões. Um grande tinto duriense, fermentado em lagar, com a expressão clara da região de origem.

Um tinto de estilo clássico, com a firmeza e a complexidade de uma vinha cheia de historia, sem perder a elegância e graciosidade que o caracteriza.

Todos os domingos, na edição impressa do JN, damos-lhe sugestões de vinho.

Imobusiness