Sugestões

Vinhos frescos e elegantes

Duas propostas de brancos que encantam pelo carácter e qualidade

Talvez por vir do Minho, provavelmente a região mais fresca do país, sou bastante sensível à "quentura" dos vinhos. Valorizo bastante o carácter fresco, elegante, leve e acídulo dos nossos vinhos.

Seria óbvio falar-vos de vinhos da minha região, a região dos Vinhos Verdes. Mas o óbvio é aborrecido, assim como os vinhos sem frescura, com pouca acidez e álcool em demasia.

Normalmente um ano fresco ajuda muito quando procuramos este estilo que me enche as medidas, mas é possível contornarmos o fator ano/quente com intervenções em verde, controlo de maturação e vindimas antecipadas.

Trago hoje dois vinhos: o primeiro de um ano fresco (2016) e o segundo de um ano quente (2013), que me encantam pela elegância e pelo desejo de os degustar, sem nunca me aborrecer!

Pormenor Reserva Branco | Pormenor Vinhos | 2016

O vinho Pormenor Reserva Branco 2016, foi vinificado com um "blend" de uvas provenientes de castas típicas do Douro com especial predominância de Rabigato, Malvasia fina e Códega do Larinho. A vindima foi feita no início de setembro de forma a manter a acidez desejada. Uvas provenientes de vinhas muito velhas, acima dos 70 anos e plantadas em altitudes compreendidas entre os 600m a 800m, na zona de Carrazeda de Ansiães - Pombal, Douro Superior. Acidez bem marcada com um final elegante médio/longo, com bom potencial de envelhecimento.

Gonçalves Faria Branco | Quinta de Baixo | 2013

O Gonçalves Faria Branco 2013 provém de várias parcelas de vinhas velhas na Bairrada, das castas Bical e Maria Gomes. A vindima iniciou-se no final de agosto. A maturação foi equilibrada, com as uvas a apresentar um bom teor de açúcar e um teor de ácido málico relativamente alto, originando uma acidez total mais elevada que no ano anterior. Apesar do ano quente, a frescura predomina com um aroma mineral muito fino, austero, pleno de notas de limão muito frescas, em boa harmonia com um ligeiro fumado. A elevada acidez equilibra o conjunto, num perfil muito fino e refrescante. Final de boca longo. Irá evoluir muito bem em garrafa.

Um brinde à elegância e à frescura!

Imobusiness